em

Gabriel Brod e Matheus Luna são destaques em Opens da IBJJF no Brasil e nos Estados Unidos

Gabriel Brod foi ouro duplo de kimono no Contagem Open e Matheus Luna conseguiu o mesmo resultado, mas no Orange County Summer Open

Compartilhe!
Gabriel Brod mostra medalhas conquistadas em Open da IBJJF que aconteceu em Contagem, Minas Gerais.
Gabriel Brod mostra medalhas conquistadas em Open da IBJJF que aconteceu em Contagem, Minas Gerais. Foto: IBJJF

Neste final de semana, aconteceram dois Opens da IBJJF, no Brasil e nos Estados Unidos, e dois atletas obtiveram destaque na competição por conta da performance: Gabriel Brod e Matheus Luna. No torneio que aconteceu em Contagem, Minas Gerais, Gabriel, atleta da Gracie Barra, conquistou o ouro duplo na competição com taxa de finalizações em 100%.

Matheus Luna, faixa-preta que luta pela Checkmat, foi também campeão da divisão e do peso aberto, mas no Orange County Summer Open, na América. O que surpreende é que Matheus, um atleta do peso médio, conseguiu a primeira colocação lutando no peso aberto. Um feito inédito até para os parâmetros do Mundial da IBJJF, que nunca testemunhou um campeão absoluto de galo a médio. Os 12 últimos campeões do absoluto no Mundial da IBJJF são atletas do super-pesado e pesadíssimo. As informações são da Scout Grappling, que analisa desempenhos e estatísticas no Jiu-Jitsu competitivo

Gabriel conseguiu finalizar todas as lutas em sua participação no torneio

Na final do peso pesado em Contagem, Gabriel Brod venceu Matheus Arantes, da Atos, e conseguiu sair vencedor da disputa depois de finalizar. O mesmo desfecho aconteceu na luta final do absoluto, contra Luiz Felipe Assis, atleta da Alliance. Ao todo, foram cinco lutas e cinco finalizações, um feito que esclarece o potencial de Brod como competidor na faixa-preta adulto. 

De acordo com a análise do Scout Grappling, o representante da Gracie Barra conseguiu os dois ouros com aproximadamente 16 minutos de ação nos tatames da IBJJF, em Contagem. Das 17 técnicas aplicadas contra os seus adversários na jornada rumo ao topo do pódio, 5 terminaram em finalização, 9 em pontuação e 3 delas renderam vantagens. No peso pesado, ele lutou duas vezes e conseguiu finalizar em um tempo médio de dois minutos e 40 segundos. No absoluto, ele precisou de pouco mais de três minutos e meio para obter a desistência dos três adversários da chave. Na modalidade No Gi da mesma competição, Gabriel Brod também venceu na divisão de peso, lutando no pesado.

Faixa-preta da Checkmat faturou o absoluto lutando em desvantagem de peso

Matheus Luna, no OC Summer Open, venceu Alef José Soares na final do faixa-preta adulto, entre os médios. Para faturar a medalha dourada do peso aberto, ele teve que superar Christiano Tayfour, da Atos. Na concorrência do absoluto, Luna venceu três adversários mais pesados do que ele para sagrar-se campeão. De acordo com as estatísticas do Scout Grappling, foram aproximadamente 45 minutos de atividade em todos os confrontos do campeonato. Em duas das lutas, ele conseguiu a finalização. Das 33 técnicas aplicadas por ele, 17 foram revertidas em pontuação, colocando-o na frente no placar.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Jean Silva fatura prêmio por “Luta da Noite” no UFC Denver

Thalles Guimarães, presidente da LMJJ, conta os planos da federação que mais cresce em Minas Gerais