Já estão definidos os finalistas do absoluto do Pan-Americano da IBJJF, uma das divisões mais aguardadas do torneio que se encerra amanhã na Flórida, nos Estados Unidos. Gutemberg Pereira, faixa-preta que luta pela AOJ, vem se destacando por uma campanha excelente na temporada de 2024, obtendo o título no Grand Slam da AJP Tour em Tóquio, no Japão, e o ouro duplo no Europeu da IBJJF, em Paris, na França.
Gutemberg Pereira e Marcus ‘Scooby’ são mais os mais efetivos da chave e asseguram vaga na final do Pan
Na primeira disputa de Gutemberg no Pan, ele se classificou em disputa contra Alexandre Manara, da Lotus, após finalizar no triângulo. Avançando para as quartas de final, Gutemberg bateu de frente contra Andy Murasaki, uma luta que rendeu até o último segundo, com vitória garantida para o atleta da AOJ graças a três vantagens na frente. Na etapa da semifinal, Berg enfrentou Guilherme Augusto, da Alliance, tomando a liderança no somatório de pontos. No apito do árbitro, a pontuação no placar da IBJJF contabilizava 9 pontos para o campeão.
Marcus ‘Scooby’, faixa-preta da Alliance, foi o competidor que seguiu adiante na segunda chave da disputa do peso aberto. A classificação de ‘Scooby’ veio por meio de uma finalização logo na primeira luta, contra Erick Diovano, da JS Brazilian Jiu-Jitsu. Diego ‘Pato’, atleta da linha de frente da AOJ, encontrou ‘Scooby’ na luta das quartas de final. Na passagem de guarda, com a clássica pressão do controle lateral, ‘Scooby’ fez com que ‘Pato’ batesse, garantindo a vaga na semi. Pedro Alex ‘Bombom’, também classificado, completou a última luta de sábado do absoluto masculino. Na disputa, quem levou a melhor foi Marcus ‘Scooby’, saindo na frente com 7 pontos, contra os dois do adversário.
Quem fica com o título de campeã do absoluto no Pan de 2024: Gabi Pessanha ou Izadora Cristina?
A final do absoluto feminino também foi definida neste sábado, com Izadora Cristina e Gabrieli Pessanha prontas para lutar pelo ouro amanhã. Izadora, representante da GF Team, começou performando bem no combate contra Mayara Moreira, da mesma equipe, montando e finalizando na luta válida pelas quartas de final. No próximo compromisso, na semi, Izadora assegurou seu espaço no domingo ao vencer Vannessa Griffin, da Crazy 88, por 2 pontos.
Surpreendendo um total de zero pessoas com a vaga garantida na final do absoluto do Pan da IBJJF, Gabrieli Pessanha foi mais uma vez arrebatadora ao avançar pela chave. Nas quartas de final, controlou as costas e finalizou Larissa Martins, da Dream Art. Elizabeth Mitrovic, sua adversária na semi, sob a bandeira da Alliance, não conseguiu impor seu jogo diante do domínio de Pessanha do primeiro ao último segundo. O resultado foi um placar de 23 pontos contra zero por parte da oponente. Amanhã, dia 24 de abril, será o último dia de Pan, com as disputas finais das divisões da faixa-preta, masculino e feminino, incluindo a decisão do absoluto.