Atual campeão peso leve do Who’s Number One, Dante Leon está pronto para o primeiro desafio da temporada: defesa de título da organização logo na entrada de 2024 em luta contra outro campeão, Diego “Pato”, o melhor entre os leves do evento idealizado pela FloGrappling.
Em entrevista exclusiva ao VF Comunica, Dante compartilhou a sua perspectiva sobre essa luta, dizendo em sua análise que representa um perigo a Diego ‘Pato’, atleta da AOJ. Segundo Dante, ele simboliza a diferença tendo como base os adversários antecedentes de “Pato”. No entanto, a ausência de pressão por uma vitória é um ponto a favor do brasileiro, levando em consideração que ele já é o campeão dos penas. O título de melhor dos leves seria como um “plus”, um feito que adicionaria ainda mais prestígio à carreira de um profissional que já ocupa a posição de campeão.
“Eu acho que o desafio está claro ali para o “Pato”, lidando com as minhas vantagens de tamanho e força. Eu acho que esses são os desafios para ele, ser capaz de lidar comigo no geral, porque eu sinto que estou em um nível mais alto em comparação com os adversários recentes dele. O que eu acho que será bom para ele é que não precisará se sentir muito pressionado com relação a essa luta. Ele já é o campeão do peso pena, já é o campeão mundial. Se ele perder essa luta não é como se algo fosse mudar, ele ainda vai ter esse título, ele ainda vai poder dizer que é o melhor do mundo entre os lutadores do peso pena e o segundo melhor no peso leve. Então, ele não está nessa posição de sentir uma pressão muito grande.”, analisa.
Dante Leon fala sobre visita surpresa da USADA na casa dos atletas
Por falar em Diego, o assunto foi gancho para um acontecimento recente, envolvendo “Pato”, sobre a metodologia de testagem antidoping da USADA, em parceria com a IBJJF. A visita surpresa na residência de Diego, campeão mundial com e sem pano que já havia sido submetidos a testes, também foi uma incógnita para Dante. De acordo com ele, esse tipo de abordagem extrapola o consentimento sobre a realização do testes, assinado previamente pelos atletas.
“Todos nós sabemos que seremos testados. Se você não consegue lidar com isso, você não pode se inscrever para um campeonato, assinar um papel sabendo que terá um teste e não fazer. Esse atleta está sendo mentiroso, está sendo sorrateiro. Mas se agora eles decidirem aparecer de repente nas nossas casas para nos testar de forma aleatória, eles não nos pagam para isso. Eu acho que eles não fazem nada para a gente que justifique aparecer no meu local de trabalho ou na minha casa às sete da manhã.”, comenta. O WNO 22, com Dante e Diego em ação, vai ao ar no dia 9 de fevereiro, próxima sexta, com transmissão exclusiva pela FloGrappling.
Assista a entrevista completa com Dante Leon no canal VF Comunica, no YouTube!