em

Dallas Grand Slam: conheça os campeões do torneio da AJP USA

Jonnatas Gracie, Fellipe Andrew, Julia Alves e Yara Nascimento estão entre os campeões

Compartilhe!
Fellipe Andrew venceu Jackson Sousa e ficou com o título na categoria até 94 kg em Dallas.
Fellipe Andrew venceu Jackson Sousa e ficou com o título na categoria até 94 kg. Foto: AJP USA

O Abu Dhabi Grand Slam em Dallas, da AJP USA, colocou atletas da elite do Jiu-Jitsu para batalharem pelo ouro em uma das competições mais bem estruturadas do calendário anual. No último domingo, dia 29, foram disputadas as finais profissionais, entre os adultos das faixas preta e marrom.

Bruno Sena, faixa-preta de Marcos Cunha, ficou no topo da divisão até 56 kg depois de vencer Roiter Lima, da Gracie Barra, na final da categoria. Com um primeiro ataque no pé de Roiter, Sena saiu na frente no placar e garantiu o primeiro ponto por tentativa de finalização. Investindo no jogo de guarda, evitando a passagem, Bruno trabalhou até raspar e contabilizou mais dois pontos, um resultado que lhe conferiu o ouro. 

Na disputa final até 62 kg do masculino faixa-preta, adulto, a movimentação começou a evoluir depois que Yuri Hendrex e Eduardo Arias foram penalizados. A liderança de Yuri aconteceu depois que ele ficou por cima do double pull, evitou uma tentativa de raspagem e acabou conseguindo a passagem de guarda. No somatório dos pontos, o atleta da Cícero Costha marcou seis no placar e ficou com a vitória.

A final até 69 kg foi disputada por dois atletas da GFTeam, Ademir Araújo e Israel Almeida. Na batalha pelo ouro do Grand Slam em Dallas, cada um assumiu o seu papel no jogo de guarda e no controle por cima, com tentativas de raspagem e de passagem, todas frustradas. O detalhe fez diferença na definição do vencedor quando, nos segundos finais, Ademir puxou novamente para a guarda e Israel explodiu em uma tentativa final de passagem, quase bem sucedida. Pelo perigo real do movimento, Israel garantiu um ponto e o ouro da categoria.

Jefferson Goteu e Jonnatas Gracie foram campeões em Dallas

Jefferson Goteu e Matheus Luna foram os protagonistas na luta final da divisão até 77 kg, um confronto movimentado, com troca de pontuação constante. Quem começou a marcar primeiro foi Goteu, que chamou o oponente para a guarda e conseguiu raspar, saindo na frente com dois pontos. Mais confortável fazendo guarda, Goteu optou novamente pelo jogo por baixo quando a luta mudou de configuração, uma boa escolha já que ele conseguiu a raspagem e acumulou pontos. Matheus também teve bons momentos na luta e conseguiu duas raspagens, mas o jogo de Goteu foi mais efetivo na pontuação e o placar terminou a favor dele, contabilizando 7×4. 

Jonnatas Gracie, vestindo o kimono novamente depois de uma temporada de sucesso no kimono, enfrentou Uanderson Ferreira na final da divisão até 85 kg. Para sair na frente, Jonnatas escolheu puxar para a guarda e em seguida raspou, ficando na frente por dois pontos. Uanderson Ferreira, para se proteger, teve que ser mais defensivo no embate e quando foi possível atacar, quase conseguiu uma queda. Trabalhando por cima na guarda perigosa de Jonnatas, Uanderson marcou um ponto por quase passar a guarda, uma vantagem insuficiente para a virada. Com isso, Jonnatas Gracie sagrou-se campeão do Grand Slam de Dallas.

Fellipe Andrew também emplaca vitórias e fica no topo do pódio

Na luta decisiva da divisão até 94 kg, a ação foi prioridade nas performances de Fellipe Andrew e Jackson Sousa. Quem tirou proveito da primeira brecha foi Jackson, que abriu o placar com dois pontos ao aplicar um seoi nage que levou Andrew ao chão. Sem se desestabilizar, Felipe trabalhou bem por baixo, raspou e caiu direto na montada. Na batalha para retomar a liderança depois dois seis pontos marcados por Andrew, Jackson até conseguiu repor, mas não conseguiu retomar o rumo. Fellipe Andrew, que ainda encontrou uma brecha para atacar em um triângulo, foi o campeão. 

Com movimentação mais comum nas divisões mais leves, Felipe Bezerra entrou determinado a dominar Igor Schneider na luta pelo ouro da divisão profissional. Felipe começou derrubando Igor para ganhar os pontos de queda. Jogando por cima, Felipe girou com destreza, passou a guarda duas vezes e concluiu a movimentação com o joelho na barriga. Nos momentos finais, dentro da meia-guarda de Igor, Felipe quase montou e passou. Para ser campeão do Abu Dhabi Grand Slam em Dallas, Bezerra marcou 13 pontos contra zero do oponente.

Julia Alves venceu Sarah Galvão na final da divisão feminina até 62 kg em uma das melhores decisões do evento.
Julia Alves venceu Sarah Galvão na final da divisão feminina até 62 kg em uma das melhores decisões do evento. Foto: AJP USA

Diana Teixeira é uma das atletas mais dominantes do circuito da AJP

No confrontos profissionais entre as mulheres, faixas-pretas e faixas-marrons lutando nas mesmas divisões, a decisão da categoria mais leve, até 49 kg, favoreceu Diana Teixeira, grande campeã dos Grand Slams da temporada. A faixa-preta da Atos tomou a dianteira contra Erika Machado aplicando uma queda e quase conseguiu o domínio das costas por duas vezes. Assim, ela ficou com quatro pontos a seu favor no placar. Dentro da guarda fechada de Diana, Erika subiu para passar, mas foi surpreendida pelo bote no omoplata. Em uma tentativa apressada de escapar, Erika fez uma pegada ilegal na calça e foi desclassificada, determinando Diana como campeã do duelo.

Maria Luisa Delahaye enfrentou Ashlee Funegra, faixa-marrom, na final da divisão até 55 kg do Grand Slam de Dallas. Ambas conseguiram raspar e garantiram dois pontos cada uma. O desempate favoreceu a atleta da GFTeam, que conseguiu estabilizar o placar com mais dois pontos na frente. Administrando a liderança até o final, Delahaye conseguiu ficar com o título da divisão.

Julia Alves e Sarah Galvão protagonizam guerra pelo título em Dallas

Um dos melhores confrontos de final aconteceu na decisão da divisão até 62 kg, com Sarah Galvão, faixa-marrom, e Julia Alves, faixa-preta, no centro das atenções. Foi Sarah quem começou na frente no ataque, mirando no pé e conseguindo a raspagem. Julia reagiu, raspou de volta, mas Sarah conseguiu subir mais uma vez, garantindo quatro pontos. Jogando por cima, Sarah fez um bom trabalho administrando o placar, mas Julia encontrou a oportunidade de ouro na raspagem e empatou. Por ter pontuado por último, critério de desempate da AJP, Julia Alves foi a grande campeã da categoria até 62 kg. 

Na decisão da divisão feminina até 70 kg, Giovanna Carneiro foi veloz para faturar o ouro em Dallas. Na luta final contra Leticia dos Santos, Giovanna puxou para a guarda, fechou o cadeado do triângulo e mudou o ataque para um armlock, mais certeiro, que resultou em finalização. O primeiro lugar do pódio foi então ocupado pela faixa-preta da Fratres.

Yara Nascimento tem agora na coleção mais uma medalha de ouro de um Grand Slam da AJP Tour. Na categoria até 95 kg, ela enfrentou Isabely Lemos, faixa-preta recente da GFTeam. Talentosa, Isabely conseguiu a queda contra a atleta mais experiente e ficou na liderança do confronto por dois pontos. Por baixo, Yara investiu na especialidade com a guarda laçada e teve sucesso, contabilizando os dois pontos da raspagem. O placar permaneceu assim até o final do tempo, mas como Yara foi a última a pontuar, ela ficou com o título em Dallas.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Nate 1 VF Comunica Nate Diaz conta como o Jiu-Jitsu agiu positivamente na sua infância

Nate Diaz conta como o Jiu-Jitsu agiu positivamente na sua infância

WhatsApp Image 2024 09 30 at 15.31.06 VF Comunica Pedro Alex 'Bombom' cai no doping e aceita suspensão de um ano

Pedro Alex ‘Bombom’ cai no doping e aceita suspensão de um ano