em

Bruno Bastos fala sobre trabalho como empresário de sucesso e professor: “Busquem conhecimento”

Emily Ferreira e Cássia Moura são faixas-pretas do time em franca ascensão; Ana Carolina Vieira e Carol Brunacio, igualmente bem-sucedidas, estão sob a gestão da Beyond Jiu-Jitsu Management

Compartilhe!
Cássia Moura, Bruno Bastos e Emily Ferreira no tatame da LEAD BJJ, no Texas.
Cássia Moura, Bruno Bastos e Emily Ferreira no tatame da LEAD BJJ, no Texas. Foto: Divulgação / Instagram

Bruno Bastos está rodeado de atletas em fase de crescimento profissional, seja talentos lapidados por ele ou expoentes do esporte que o procuram para um melhor gerenciamento de carreira. Faixa-preta brasileiro que hoje vive no Texas, nos Estados Unidos, Bruno Bastos é head coach na LEAD BJJ, escola de Jiu-Jitsu, e empresário de atletas na Beyond Jiu-Jitsu Management.

Cássia Moura e Emily Ferreira são duas atletas do time de competição que estão vivendo uma excelente fase na carreira. Cássia debutou a faixa-preta em competições recentes e a aura de fenômeno já está associada à sua imagem. No entanto, os resultados positivos consecutivos, no grappling ou no Jiu-Jitsu com kimono, denotam que as últimas conquistas de Cássia derivam de um Jiu-Jitsu sólido e não de uma maré de boa sorte.

Emily Ferreira acabou de colocar no currículo mais uma vitória ao vencer Ludmila Fiori no ADXC 6, em Abu Dhabi. Pelo desempenho, que terminou em finalização na superluta de kimono, Emily levou o prêmio de Performance da Noite.

“A Cássia teve todo esse hype de faixa-azul à preta em um ano, mas chegou provando que veio para brigar de igual para igual no topo com as vitórias no Jiu-Jitsu Con e no UFC Fight Pass Invitational. A Emily teve um primeiro semestre inconstante, mas ajustamos questões técnicas e emocionais que levaram ela a ganhar o Jiu-Jitsu Con, finalizando as duas lutas dela, além da vitória por finalização no ADXC. Todas as lutas contra atletas duríssimas. Tecnicamente elas se completam no treino. Elas ainda vão crescer muito e não estão nem perto de atingir todo o potencial delas. Vejo as duas conquistando o Mundial na faixa-preta.”, projetou.

Ana Carolina Vieira, campeã mundial, se juntou ao time de Bruno Bastos para melhor gerenciamento de carreira

A experiência de Bruno Bastos na orientação de carreiras atraiu duas atletas em destaque atualmente, cada uma em fases diferentes da profissão. Carol Brunacio, revelação invicta na faixa-preta, é uma das atletas gerenciadas por Bruno. Assim como Emily, ela vem de uma vitória no ADXC 6. Ana Carolina Vieira, pentacampeã mundial lutando de kimono pela IBJJF, com uma carreira de atleta super consolidada, também se juntou ao time. Em agosto, Ana Vieira voltou com tudo à elite do esporte ao ganhar a medalha de ouro no ADCC, um título mundial importantíssimo que ela ainda não tinha.

“A Carol Brunacio está iniciando a carreira dela enquanto a Ana Vieira está consolidada como uma das melhores de todos os tempos. Com a Carol, estamos trabalhando em colocar a marca dela no mercado. Um trabalho de crescimento e reconhecimento de marca. Ajuda bastante o fato dela fazer um trabalho muito legal de mídias sociais. Já com a Ana, com uma carreira consolidada, em outra fase da vida, estamos trabalhando em maximizar as oportunidades com retorno financeiro e de imagem. Não somente para ela, mas também para a escola dela com a esposa Luanna Alzuguir e os camps que elas fazem. A Ana está em uma fase de colher tudo o que plantou nesses anos todos de carreira, que certamente entrarão para o Hall da Fama. Então, eu acredito que enxergar o momento da carreira, saber o nível onde o atleta está, ajuda no planejamento para levar essa carreira ao próximo estágio, dentro dos dos objetivos do próprio atleta.”, contou.

Ana Carolina Vieira comemora título no ADCC com a esposa e coach Luanna Alzuguir.
Ana Carolina Vieira comemora título no ADCC com a esposa e coach Luanna Alzuguir. Foto: Divulgação / Instagram

Líder da LEAD BJJ recomenda fortemente o apoio de uma equipe formada por pessoas confiáveis e capacitadas

Com as declarações do Bruno, fica claro que a rotina de trabalho dele exige grande responsabilidade e inúmeras tarefas. Na entrevista ao VF Comunica, ela ressaltou a importância de ter uma equipe de confiança, com profissionais capacitados e funções bem delegadas. Assim, cada engrenagem garante o funcionamento perfeito de uma máquina complexa.

“É impossível fazer tudo sozinho. Todos dentro do STAFF têm metas. Minha esposa Petya é gerente geral. No time de competição, tenho o Itallo Vilardo na periodização do treinamento de tatame e um faixa-preta meu, Jarret Jones, cuida da preparação física dos atletas, de crianças a masters. Me preocupo somente com a parte técnica, estratégica e emocional.”, revelou.

Mesmo ocupando um lugar com vista privilegiada em termos de negócios, Bruno Bastos não se acomoda quando o assunto é conhecimento. O Jiu-Jitsu se transformou e o faixa-preta que quiser acompanhar essa tendência não pode ficar preso a limitações pouco profissionais do passado.

“Vivenciei como atleta várias fases do Jiu-Jitsu, mas acredito que a experiência não seja o bastante. Fiz faculdade de Educação Física, não completei faltando três períodos por conta das viagens que fizeram eu me mudar para o Texas, e também de Gestão Esportiva. Na época, eu já via a necessidade de algo a mais para profissionalização. Aqui nos Estados Unidos fiz vários cursos de certificação online, nas áreas de performance, life coaching, desenvolvimento e aprendizagem infantil, gerenciamento esportivo, entre outros. Meu conselho pra todos é que sempre busquem conhecimento.”, alertou.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

WhatsApp Image 2024 10 30 at 12.02.37 VF Comunica Luciano Bernert, líder da Start Doing, comenta como o Jiu-Jitsu atua em diferentes aspectos do cotidiano: da competição à defesa pessoal

Luciano Bernert, líder da Start Doing, comenta como o Jiu-Jitsu atua em diferentes aspectos do cotidiano: da competição à defesa pessoal

WhatsApp Image 2024 10 31 at 11.37.18 VF Comunica Bruno Bastos on routine as a sucessful businessman and professor: "Seeking knowledge"

Bruno Bastos on routine as a sucessful businessman and professor: “Seeking knowledge”