em

Brasileiro de Jiu-Jitsu: Gabi Pessanha sofre revés, mas reina no absoluto, Erich Munis brilha

Erich Munis se consagra duplo campeão do Brasileiro 2025.

Compartilhe!
WhatsApp Image 2024 10 03 at 17.34.17 VF Comunica Brasileiro de Jiu-Jitsu: Gabi Pessanha sofre revés, mas reina no absoluto, Erich Munis brilha
Erich Munis tem favoritismo para manter o reinado no The Crown. Foto: Divulgação / Instagram

O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025, realizado na cidade de Barueri entre os dias 26 de abril e 4 de maio, teve seu desfecho neste domingo com as finais das categorias adulto faixa-preta. A competição, promovida pela CBJJ, consolidou o desempenho técnico de nomes experientes como Erich Munis e Gabrieli Pessanha, que conquistaram os títulos do absoluto, e revelou atletas em ascensão com atuações expressivas nas divisões por peso.

Finais das categorias de peso

Erich Munis finaliza Nolan Stuart com um armlock para conquistar o ouro na categoria super-pesado, após uma duríssima batalha onde Erich ditou o ritmo da luta e forçou a passagem de guarda em cima do gringo, porém, o americano não facilitou, faltando apenas 20 segundos para o fim da luta. O atleta da Soldiers JJ passou a guarda e rapidamente transitou para uma chave de braço.

Na categoria pesadíssimo, Marcus Scooby fechou a final com seu parceiro de equipe Guilherme Soares.

Em luta bastante equilibrada tecnicamente, Rodrigo Otávio (Vision BJJ) superou Yuri Silva (Brothers Club) por 1 vantagem para se consagrar e conquistar seu segundo título brasileiro. Em uma disputa de guardas, os dois atletas foram punidos pela chamada dupla, porém na segunda tentativa, Rodrigo subiu e assumiu a posição de passador, ganhando uma vantagem. Após isso, os atletas trocaram raspagens para fechar o placar em 2×2 e uma vantagem para o atleta da Vision BJJ.

Diego Pato vence a final da categoria pluma por finalização contra Anderson Delfino. Pato, com sua guarda característica, apresentou uma ofensividade típica, raspou, atacou o pé e pegou as costas do seu adversário, terminando a luta em um mata-leão.

No duelo de estrangeiros, Isaac Doederlein (Alliance) e Cole Abate (AOJ) travaram uma guerra de técnicas. O pupilo de Gui Mendes se sobressaiu por uma vantagem, porém, o placar não reflete a real tônica da luta, onde Cole se manteve sempre um passo à frente do veterano da Alliance, para se firmar como campeão brasileiro peso pena.

Em luta eletrizante, Lucas Maquiné (Fratres) venceu Luiz Paulo (KVRA Top Team) por 5×4. Os pesos-leves protagonizaram um embate muito técnico, com uma raspagem para cada lado. A diferença no placar foi devido a uma passagem de guarda do atleta da Fratres, que se consagrou campeão brasileiro do peso-leve.

Na disputa do peso-médio, Tainan Dalpra derrotou Elijah Dorsey por 6×0 e manteve o seu reinado no peso-médio. Em luta bastante movimentada, Tainan raspou o americano por 3 vezes para garantir o ouro e seguir para o Mundial da IBJJF como o grande favorito ao título no peso-médio.

Nenego confirma seu favoritismo e derrota Davi Vetoraci na final da categoria e se consagra campeão meio-pesado. Jansen impôs ritmo frenético e acelerou a guarda do atleta da Focus JJ, conseguindo pegar as costas e finalizar com um belíssimo estrangulamento das costas.

Adam Wardzinski (Checkmat) conquistou seu primeiro grand slam ao vencer Leonardo Ferreira (Alliance) por 1 vantagem. Adam subiu na chamada dupla e conquistou sua vantagem no início da luta. Até o fim, o polonês trabalhou a passagem e administrou o resultado para se consagrar campeão brasileiro pela primeira vez na carreira profissional.

Finais do absoluto.

Na final do absoluto feminino, Gabrieli Pessanha derrotou Yara Soares por 2 pontos e conquistou sua redenção após perder a final da categoria. Com alguns ataques de pé e uma bela raspagem, Gabi controlou a final e se manteve à frente a todo momento.

Erich Munis se consagra campeão duplo no Campeonato Brasileiro. Na final do absoluto, Erich enfrentou Marcus Scooby e venceu por 2×0, em luta bastante controlada pelo atleta da Soldiers JJ. Scooby não se entregou em nenhum momento da luta, sempre buscando a passagem, porém, com uma guarda muito segura, Munis controlou a movimentação e conquistou o título absoluto do Brasileiro.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Joao Rocha

João Rocha é faixa-roxa de Jiu-Jitsu, comunicador nato e apaixonado por contar histórias que nascem no tatame. Assíduo competidor, vive o esporte de dentro pra fora — o que garante autenticidade em cada conteúdo que assina.

SaveClip.App 494546136 18503088133047545 3826738516895441361 n VF Comunica Campeonato Brasileiro: Brilha o futuro do Jiu-Jitsu

Campeonato Brasileiro: Brilha o futuro do Jiu-Jitsu

Gabi Pessanha brilhou no The Crown. Foto: Giselle Villasenor

Em tarde de vitória e derrota, Gabi Pessanha deixa 1 recorde expressivo no Jiu-Jitsu