em

O Botafogo é o primeiro campeão do BJJ Clubes, torneio que une Jiu-Jitsu com a paixão pelo futebol

Time carioca bateu o Cruzeiro na final para garantir o título e o prêmio de 150 mil; o Corinthians ficou com o terceiro lugar

Compartilhe!
O Botafogo, clube carioca, comemora título conquistado na primeira edição do BJJ Clubes.
O Botafogo, clube carioca, comemora título conquistado na primeira edição do BJJ Clubes. Foto: @joaopsicoticospormma

O Botafogo, clube carioca, foi o grande campeão da primeira edição do BJJ Clubes. O evento, que aconteceu no CT Upper Arena, no Flamengo, neste domingo, foi a etapa final do torneio que une a paixão pelo futebol com o Jiu-Jitsu.

Na final, os atletas do Botafogo enfrentaram os competidores do Cruzeiro, que ficou em segundo lugar. O placar geral favoreceu o alvinegro, que venceu por 5 vitórias contra 2 resultados positivos do clube de Minas Gerais.

Pelo título, o time faturou um prêmio de 150 mil reais. O Cruzeiro, vice-campeão, ganhou 70 mil. O terceiro colocado, o Corinthians, também foi recompensado no pódio, recebendo uma quantia de 30 mil reais.

O primeiro atleta a entrar em ação defendendo o Botafogo foi Welerson Gonçalves, que teve pela frente um embate contra Oziel ‘Super Z’, do Cruzeiro. A luta entre os dois, que abriu as disputas do segundo e último bloco de competições da noite, movimentou bastante a torcida que incentivava Welerson, atleta da casa. O confronto, sem liderança garantida para nenhum dos oponentes, terminou com a vitória do atleta do Botafogo, que venceu por pontos. 

Vitória Vieira ampliou mais a vantagem do Botafogo na luta contra Ana Beatriz Santos, do Cruzeiro. A faixa-preta levou um prejuízo na pontuação logo no início, mas se apressou para virar o placar e conseguir um valioso domínio de costas. Depois de vencer, Vitória se emocionou no tatame e partiu para a comemoração com os parceiros do clube. 

Vitória Vieira comemora desempenho no BJJ Clubes e garante mais um ponto para o Botafogo, rumo ao título inédito.
Vitória Vieira comemora desempenho no BJJ Clubes e garante mais um ponto para o Botafogo, rumo ao título inédito. Foto: @joaopsicoticospormma

A luta de Israel Almeida, do Cruzeiro, contra Alex Sodré, do Botafogo, foi uma das mais aguerridas da última noite de BJJ Clubes da temporada. Ambos lutaram com vontade, com Sodré fazendo guarda e Israel por cima, trabalhando a passagem. Quando ambos ficaram de pé, mais de uma vez, Israel foi punido pela arbitragem por movimentações de fuga, um déficit no placar que começou a definir o campeão do embate. Sodré foi declarado vencedor por pontos e o Botafogo chegava cada vez mais perto do título, com 3 pontos a zero no geral.

A quarta luta das disputas finais foi entre Thiago Sabóia, representando o Cruzeiro, e Victor Nithael, do alvinegro. Foi graças à atuação de Sabóia que o clube de Minas Gerais voltou a respirar no confronto. Ao vencer Nithael por pontos, o faixa-preta contabilizou um ponto para o Cruzeiro, que voltou a vislumbrar uma chance de ser o grande campeão da noite. 

Vitória de Pedro Machado sobre Leo Lara definiu o Botafogo como o primeiro time campeão do BJJ Clubes

A definição do clube vencedor aconteceu na quinta luta das finais no CT Upper Arena, neste domingo. O Jiu-Jitsu de Pedro Machado foi quem fez a diferença para colocar a taça nas mãos do técnico do Botafogo, Cleber Ferreira. Em uma guerra contra Leo Lara, dois faixas-pretas experientes, quem levou a melhor foi Machado, que faturou a vitória na pontuação, de virada, provavelmente motivado pelo apoio caloroso da torcida. No placar geral, o Botafogo estava com 4 pontos, contra apenas um do Cruzeiro. 

Pedro Machado foi determinante na competição. Com a vitória sobre Leo Lara, o faixa-preta colocou o Botafogo no topo.
Pedro Machado foi determinante na competição. Com a vitória sobre Leo Lara, o faixa-preta colocou o Botafogo no topo. Foto: @joaopsicoticospormma

Mesmo com um campeão já definido, as lutas da sequência não perderam fervor. Giovanna Carneiro, da estrela solitária, e Mikaela Barros, lutadora do Cabuloso, lutaram com a determinação de quem tinha a responsabilidade da decisão. Giovanna fez guarda, Mika tentou impor pressão e o confronto também teve espaço para luta em pé. Giovanna foi completa, por baixo e no alto, e conseguiu abrir vantagem no placar. Uma vitória por pontos que ela comemorou muito, missão cumprida. Sendo assim, a faixa-preta abriu ainda mais a vantagem do Botafogo, que terminou a campanha final no BJJ Clubes com 5 resultados positivos. 

A última luta da noite antes da entrega das taças, medalhas e cheques com o prêmio em dinheiro foi entre Leo Ferreira, do Cruzeiro, e Anderson Munis, na disputa para lutar pelo clube do Rio de Janeiro. Leo, que vem embalado por uma boa campanha desde que começou a atuar na faixa-preta, este ano, manteve a tradição e acabou derrotando o mais experiente por finalização, única vitória por via rápida nos confrontos da final. Com técnica justa, Leo aplicou uma kimura e marcou mais um ponto para o Cruzeiro, vice-campeão com 2 vitórias.

Leo Ferreira finaliza Anderson Munis e garante mais um ponto para o Cruzeiro nas disputas finais do BJJ Clubes.
Leo Ferreira finaliza Anderson Munis e garante mais um ponto para o Cruzeiro nas disputas finais do BJJ Clubes. Foto: @joaopsicoticospormma

Na abertura da última etapa do BJJ Clubes, Corinthians e Camboriú brigaram pela vaga do terceiro lugar. Coincidentemente, o placar geral foi o mesmo, 5 vitórias para o clube campeão e 2 para o oponente. Quem garantiu lugar no pódio foi o Corinthians, com vitórias de Klaus Meine, Natália Zumba, Cleber ‘Clandestino’, José Neto e Gabriel Galvão, que aplicou a única finalização, um armlock, na disputa pelo terceiro lugar do torneio.

 

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

WhatsApp Image 2024 12 15 at 13.25.45 VF Comunica Mundial No Gi: Gabi Pessanha estreia no grappling com ouro duplo, em Vegas

Mundial No Gi: Gabi Pessanha estreia no grappling com ouro duplo, em Vegas

Após a vitória no UFC Tampa do último sábado, o atleta afirma que luta com o brasileiro seria seu sonho

UFC: Davey Grant declara que José Aldo seria sua “luta dos sonhos”