em

Aloredana Santiago: da periferia do Rio de Janeiro para o mundo

Intercambista vivendo em Dublin, a faixa-azul tem presença garantida no topo dos principais torneios

Aloredana
Faixa-azul exibe com orgulho as medalhas conquistadas em Paris, no Europeu. Campeã peso e absoluto.

Inspiradora é a palavra que melhor define a trajetória de Aloredana Santiago dentro do Jiu-Jitsu. A história da atleta no esporte, que começou sob a tutela de Márcio de Deus na Infight há apenas dois anos, foi construída com um alicerce muito sólido: a vontade de nunca deixar de acreditar nos próprios sonhos. Nascida em uma comunidade no Rio de Janeiro, Aloredana é hoje uma faixa-azul que tem no esporte uma ferramenta de expansão de fronteiras. Por meio de intercâmbio, oferecido em um programa da Seda College, a atleta vive hoje em Dublin, na Irlanda, se aprimorando como pessoa e competidora de Jiu-Jitsu.

No Europeu da IBJJF, disputado em janeiro em Paris, na França, Aloredana conseguiu o título de campeã no peso e no absoluto, na divisão dos masters, com desempenho sem falhas: cinco lutas com quatro finalizações. No primeiro compromisso da temporada, ela manteve o ritmo de vitórias que a fez brilhar no ano passado. 

“Sou muito grata pelo Jiu-Jitsu ter me escolhido para escrever uma história linda na minha vida. Assim como na temporada de 2023, na qual me consagrei campeã brasileira, ouro duplo no Europeu sem kimono, além dos títulos que conquistei em diversos Opens da IBJJF, minha história escrita por Deus continua sendo linda. Seguimos em frente para os próximos desafios. A caminhada pode não ser fácil, mas desistir não será a opção.”, enumera suas vitórias, com grande motivação nas palavras.

Custureira, Aloredana alia profissão com demanda dos atletas de Jiu-Jitsu

Em Dublin, Aloredana divide o tempo dedicado aos tatames com a Brazilian Sewing Studio, uma empresa de costura fundada por ela. Sempre colocando o Jiu-Jitsu em um lugar de protagonismo na sua vida, ela conseguiu conjugar o esporte com a profissão, oferecendo serviços de costura dos patches na armadura de atletas. Gabrieli Pessanha, a colega de equipe e um dos nomes mais respeitados do meio na atualidade, é uma cliente satisfeita.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

PBJJF chega ao Brasil com missão de ajudar no crescimento do esporte

Bruno Sena, faixa-preta do projeto UCLA, quer o ouro no Pan e no Mundial da IBJJF