
Alex ‘Poatan’ foi um dos nomes mais quentes da temporada quando o assunto foi o UFC. Campeão entre os meio-pesados, o atleta brasileiro ficou bem ativo na organização nos últimos meses. De abril a outubro deste ano, ‘Poatan’ foi o astro das lutas principais de três UFCs numerados, enfileirando vitórias em combates com o cinturão em xeque, todas por nocaute, sobre Jamahal Hill, Jiri Prochazka e Khalil Rountree. O último oponente foi o que mais durou trancado no cage contra o atual campeão, sobrevivendo por quatro assaltos até sucumbir no nocaute técnico.
O lutador de MMA natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo, é um atleta relativamente novo no plantel do UFC. Sua estreia aconteceu em 2021, em grande estilo, lutando contra Andreas Michailidis. A vitória veio por nocaute, um desfecho que ‘Poatan’ iria transformar em rotina dentro dos próximos anos na organização. A questão não é o tempo, mas a intensidade já que Alex foi capaz de feitos extraordinários desde que ingressou na companhia de Dana White. Ele já tomou para si dois cinturões da organização, o dos médios em 2022 e, atualmente, é o número 1 da divisão meio-pesado.
Com performance brilhante na temporada, Alex ‘Poatan’ foi muito elogiado
Personalidades do mundo da luta, como lutadores, especialistas e comentaristas de MMA, já teceram elogios públicos ao brasileiro mais em evidência no UFC. Alan Jouban, ex-lutador e comentarista do Ultimate, foi mais um que se juntou ao grupo que fez questão de exaltar as conquistas de ‘Poatan’. Para Alan, se o campeão decidisse hoje por uma aposentadoria precoce, ele já estaria apto a ter um lugar reservado no Hall da Fama da organização.
“Se ele se aposentar amanhã, ninguém na história do UFC fez o que ele fez em tão pouco tempo. É algo sem precedentes, então diria que sim. Ele não é apenas um cara que tem essa mística, esse público de todas as idades e carregou o UFC nas costas. A única coisa que ele faz melhor do que qualquer outra pessoa no UFC é acabar com as lutas.”, apontou o comentarista em entrevista no programa ‘MMA on SiriusXM’, destacando a agressividade do brasileiro quando está em ação no octógono.
Jouban, que também fez carreira lutando no UFC, falou ainda sobre o apelo que ‘Poatan’ tem no âmbito do entretenimento. De acordo com ele, o público o enxerga como um lutador que vai entregar emoção com uma performance no mínimo avassaladora.
“Você coloca o Alex na luta principal de qualquer card, em qualquer época do ano, as pessoas vão sair com um sorriso no rosto, porque viram um nocaute. Você não tem essa confiança em outros lutadores, mas com Alex, alguém será nocauteado e é tudo o que vamos falar no dia seguinte.”, argumentou Jouban.