em

ADCC 2024: Nicholas Meregali é finalizado por azarão norte-americano e Mica Galvão se aproxima do ouro da divisão

Na superluta do dia, Gordon Ryan defendeu reinado e venceu Felipe ‘Preguiça’, confirmado na semifinal acima de 99 kg

Mica Galvão domina as costas de João Paulo antes de finalizar sua primeira luta no ADCC.
Mica Galvão domina as costas de João Paulo antes de finalizar sua primeira luta no ADCC. Foto: VF Comunica

O primeiro dia do evento principal do ADCC, que aconteceu neste sábado, dia 17, foi marcado por batalhas intensas e acontecimentos surpreendentes. A eliminação de Nicholas Meregali nas quartas de final da divisão até 99 kg ficou no topo do ranking da imprevisibilidade. O algoz do brasileiro que chegou no ADCC movido pela certeza do ouro duplo foi o norte-americano Michael Pixley, um faixa-roxa de Jiu-Jitsu com ampla experiência no wrestling.

Na primeira batalha de Meregali na rodada inicial, o faixa-preta brasileiro enfrentou Marcin Maciulewicz, um adversário que Nicholas conseguiu conter a impetuosidade ao dominá-lo por cima e finalizar em uma clássica kimura. Do outro lado, Pixley também avançou, vencendo Vinicius ‘Trator’, medalhista de prata no ADCC, em uma vitória que também favoreceu o azarão. Na campanha do lutador que virou a chave da fama no ADCC deste ano, o triângulo de mão se mostrou uma especialidade, já que os seus dois oponentes foram vencidos da mesma forma.

Nicholas Meregali precisa de auxílio médico para deixar tatame do ADCC.
Nicholas Meregali precisa de auxílio médico para deixar tatame do ADCC. Foto: VF Comunica

A finalização de Pixley sobre Meregali teve consequências que foram além do confronto. Antes de bater no triângulo de mão, o brasileiro foi derrubado e, provavelmente no apoio, sofreu uma lesão de deslocamento de ombro. Portanto, a presença dele no absoluto, amanhã, está praticamente inviabilizada. 

Rafael Lovato Jr. é o oponente que vai tentar parar Pixley na semifinal, amanhã. Ele venceu Eli Braz e finalizou Patrick Gaudio, mostrou-se em excelente forma, e avançou na categoria. Kaynan Duarte, bicampeão do ADCC, também está confirmado amanhã do outro lado da chave para disputar a semi. O brasileiro, que vai enfrentar Roberto ‘Cyborg’ no último dia, atleta das antigas que saiu vitorioso por pontos nos primeiros compromissos, venceu as duas lutas anteriores por finalização.

Mica Galvão, uma das estrelas mais brilhantes do ADCC, conduziu campanha irretocável até se confirmar nas disputas de amanhã, na categoria até 77 kg. No primeiro confronto, Galvão enfrentou Luiz Paulo, ex-colega de treinos, em uma disputa eletrizante. A movimentação intensa dos dois não se inibiu nem quando passou dos limites do tatame, sem intervenção do árbitro por um tempo considerável até que os dois foram conduzidos novamente para o centro. Mica dominou as costas e finalizou com um estrangulamento apressado, que nem precisou do segundo braço para arrochar. Na luta da sequência, contra Oliveir Taza, o lutador brasileiro venceu por 8 pontos a zero. Amanhã, sua primeira luta, na semi, será contra PJ Barch. Vagner Rocha, outro veterano que entrou no ADCC pronto para desbancar os mais jovens, está confirmado do outro lado da chave contra Elijah Dorsey. Vagner venceu Jeremy Skinner e Jonnatas Gracie na jornada. 

Gordon Ryan vence Felipe 'Preguiça' em sua primeira superluta no ADCC 2024. Amanhã ele vai enfrentar Yuri Simões.
Gordon Ryan vence Felipe ‘Preguiça’ em sua primeira superluta no ADCC 2024. Amanhã ele vai enfrentar Yuri Simões. Foto: VF Comunica

O ouro triplo histórico de Felipe Pena não vai ser uma realidade porque foi Gordon Ryan que levou a melhor sobre o brasileiro na superluta entre ambos, que encerrou o primeiro dia de disputas do ADCC. Gordon fez dois pontos decisivos sobre Pena no duelo que durou 30 minutos, entre o tempo regulamentar e a prorrogação. Antes, o faixa-preta da Gracie Barra chegou à semi da divisão acima de 99 kg com duas finalizações. A primeira delas foi um armlock sobre Brandon Reed e a segunda um estrangulamento partindo das costas, nas quartas de final contra John Hansen. Josh Saunders vai enfrentar ‘Preguiça’ amanhã na semifinal. ‘Big Dan’ Manasoiu e Luke Griffith, nomes fortes do outro lado da chave, conseguiram avançar. Os brasileiros Roosevelt Sousa e Victor Honório ficaram para trás. 

Giancarlo Bodoni, campeão na edição de 2022, vai entrar em rota de colisão contra Felipe ‘Laranjinha’ Costa, faixa-preta de Xande Ribeiro na Six Blades, na semi até 88 kg. Contra Jacob Couch, na primeira luta, Felipe conseguiu economizar gás e finalizar. Nas quartas, ele passou ileso por Elder Cruz, vencendo na pontuação. Bodoni, para chegar nas cabeças, passou vitorioso por dois brasileiros, André Porfírio e Gabriel Almeida. Jay Rod e Chris Wojcik precisam se enfrentar na semi para a decisão de mais um finalista.

Uma das lutas mais aguardadas de amanhã, provavelmente, será a de Diogo Reis contra Diego ‘Pato’, um duelo entre brasileiros que rende um bom roteiro de rivalidade. Diogo ‘Baby Shark’ Reis, da BJJ College de Melqui Galvão, é o atual campeão da divisão até 66 kg do ADCC, enquanto Diego ‘Pato’, da AOJ de Guilherme Mendes, é dono de dois cinturões do WNO, um deles conquistado no papel de desafiante contra o até então atual campeão, Diogo Reis. No primeiro confronto do ADCC, ‘Baby Shark’ venceu o chinês Huaiqing Xu com um triângulo de mão e a vitória da sequência, sobre Fabrício Andrey, veio por decisão da arbitragem. ‘Pato’, na sua trajetória na competição, também venceu uma luta por via rápida, que aconteceu nas quartas, contra Ethan Crelinsten, finalizando na chave de joelho. No primeiro compromisso, contra Ash Williams, o faixa-preta da AOJ venceu por pontos, 3×0 no placar. Josh Cisneros e Owen Jones serão os adversários dos brasileiros na semi.

Diogo Reis venceu Fabrício Andrey nas quartas de final do ADCC. Foto: VF Comunica

Na divisão feminina acima de 65 kg, Amy Campo, atual campeã do ADCC, está carimbada na semi contra Nathiely de Jesus. No primeiro embate da medalhista de ouro, ela venceu Nikki-Lloyd Griffiths com um triângulo de mão. Nathiely de Jesus também foi bem impondo o ritmo. Como resultado, ela ficou seis pontos na frente de Elizabeth Mitrovic e amanhã volta para buscar o ouro. Kendall Reusing, vitoriosa por finalização sobre a brasileira Maria Rufatto, vai enfrentar Rafaela Guedes, que eliminou Nia Blackman nas quartas. 

A Lady Goat Bia Mesquita, em performance avassaladora, reforçou o seu status de atleta de ponta ao dominar o tempo todo a oponente Sula-Mae Loewenthal. Primeiro, ela abriu vantagem nos pontos e na primeira brecha dominou o pescoço para estrangular. Ana Carolina Vieira, que venceu Amanda Leve na decisão, vai fazer a semi com Bia Mesquita no último dia de ADCC. A prodígio Helena Crevar, que venceu Aurélie Le Vern por finalização na chave de calcanhar, vai brigar do último dia de evento. Na semi, ela enfrenta Brianna Ste-Marie.

Adele Fornarino e Jasmine Rocha amargaram os planos da AOJ no ADCC 2024 quanto ao time feminino. Com luta que ficou por conta da arbitragem, Fornarino saiu vencedora sobre Mayssa Bastos. Jasmine Rocha foi mais efetiva e conseguiu abrir vantagem por pontos, 3×0, nos segundos finais da disputa contra Margot Ciccarelli. Adele e Jasmine vão compor uma das semifinais. A outra vai acontecer entre Bia Basílio, medalhista de ouro do ADCC, e Ana Rodrigues. Essa é uma luta que promete agitar a T-Mobile Arena, considerando o histórico de rivalidade das duas que já trocaram várias farpas fora do tatame. Para conseguir vaga na semi, Basílio teve que superar Brenda Larissa e venceu por pontos, mas ficou bem perto da oportunidade de finalizar por conta de uma imposição agressiva de ritmo. Ana Rodrigues, por outro lado, teve ligeira vantagem na opinião dos árbitros no confronto parelho contra Alex Enriquez. A brasileira ficou com a vitória na decisão.

Veja abaixo a listagem das semifinais que serão disputadas no domingo, dia 18:

Masculino | -66 kg:

Diogo Reis x Josh Cisneros

Owen Jones x Diego Pato

Masculino | -77 kg

Mica Galvão x PJ Barch

Vagner Rocha x Elijah Dorsey

Masculino | -88 kg

Giancarlo Bodoni x Felipe Costa

Jay Rodriguez x Chris Wojcik

Masculino | -99 kg

Kaynan Duarte x Roberto Cyborg

Michael Pixley x Rafael Lovato Jr

Masculino | +99 kg

Felipe ‘Preguiça’ x Josh Saunders

Luke Griffith x Dan Manasoiu

Feminino | -55 kg

Bianca Basílio x Ana Rodrigues

Adele Fornarino x Jasmine Rocha

Feminino | -65 kg

Bia Mesquita x Ana Carolina Vieira

Brianna Ste-Marie x Helena Crevar

Feminino | +65 kg

Amy Campo x Nathiely de Jesus

Rafaela Guedes x Kendall Reusing 

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

ADCC 2024: saiba quais serão os confrontos do primeiro dia do evento, em Vegas

ADCC 2024: Kaynan Duarte e Adele Fornarino dominam peso e absoluto