em

OMGOMG

A cartilha do professor MD: 10 conselhos para não ser um atleta comum

MD e seu alunos em competição em Londres, na Inglaterra. Foto: Arquivo Pessoal

Faixa-preta da Infight, Marcio De Deus é uma figura importante dentro da comunidade do Jiu-Jitsu. O professor produziu diversos talentos do absoluto zero dentro da comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, com poucas placas de tatame e um pequeno espaço para começar sua jornada.

Os seus estudos, que hoje o tornaram um palestrante, o fizeram lapidar o maior nome do Jiu-Jitsu feminino da atualidade. Sua aluna, Gabi Pessanha, é quatro vezes campeã do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF. Além dela, Maria Claudia, de apenas 19 anos, começa sua jornada na faixa-preta rodeada de expectativas, depois de ótimas apresentações nas faixas coloridas. O time de Marcio ainda tem Victor Lima como grande case de sucesso e inspiração, já que hoje o faixa-preta é responsável pela primeira filial do TMD na Califórnia, nos Estados Unidos.

Mas o que faz os alunos do popular MD serem tão diferentes? Bom, nós, do VF Comunica, fomos buscar 10 conselhos direto da fonte. A seguir, Marcio relata 10 lições para você não ser um atleta comum no Jiu-Jitsu.

1. Não busque por motivação, esteja motivado sempre, o fato de ter um sonho a realizar já é motivo suficiente para ir em frente… Não viva de frases, viva por um propósito.

2. Cuide da sua saúde emocional e mental. Leia bons livros sobre desenvolvimento pessoal, biografias e histórias de superação. Assista filmes baseados em fatos reais, ande com pessoas que sonham como você. Isso já é suficiente para ter emoções equilibradas.

3. Pegue conselhos com pessoas que sabem mais que você, isso desenvolve a humildade e aumenta seus conhecimentos.

4. Seja honesto em tudo! Tem que ser a regra mãe da sua vida. Jamais trapaceie.

5. Ajude as pessoas ao seu redor. Todos os dias você pode fazer algo por alguém. Campeões são altruístas.

6. Não jogue seu tempo fora! Baladas, bebidas e qualquer coisa que não produz nada para seu futuro, não devem fazer parte da sua vida.

7. Tenha sempre um bom relacionamento com sua família. Sua casa é sua base!

8. Treine até acabar suas forças, isso mesmo! Esforço máximo para ser o melhor. Treine quantas vezes puder o máximo que puder, todos os dias e nos horários que puder. Treinar é a essência da evolução técnica.

9. Estude, estude e estude.

10. Conecte-se com sua fé. Mantenha seu coração aquecido pela fé, fé é certeza…

Avatar photo

Escrito por Vitor Freitas

Jornalista, Vitor Freitas atua diretamente na produção de conteúdo para o Jiu-Jitsu de todas as formas há 13 anos.

Vinicius Lino faz balanço entre o grappling e as competições de kimono: “As premiações são melhores”

5 perguntas para o novo craque de Abu Dhabi: Zayed Alkatheeri