Xande Ribeiro é um dos maiores lutadores de Jiu-Jitsu de todos os tempos e está em Abu Dhabi para prestigiar o World Pro e acompanhar seus alunos. O professor faz um trabalho expressivo à frente da Six Blades e já projetou diversos campeões, entre eles, o multicampeão Victor Hugo.
Xande Ribeiro conversou com a equipe do VF Comunica na Mubadala Arena e destacou o crescimento do Jiu-Jitsu ao redor do mundo.
“Com certeza, 15 anos de World Pro é um feito incrível de uma federação que só tenta melhorar a qualidade do Jiu-Jitsu. Eu já lutei há muito tempo, quando ainda tinha o nogi. Estou aqui para ver a festa, é muito bacana ver a evolução do esporte porque têm atletas de diversos países. É bacana ver essa miscigenação do Jiu-Jitsu. A divisão dos países é a evolução do esporte, acredito que para o critério Olímpico é importante ter essa variação de países. É legal porque a galera tenta vencer por país, num sonho Olímpico não existem dois ou três brasileiros numa categoria, é só um”, afirmou Xande.
Xande Ribeiro fala sobre nível do Jiu-Jitsu atual
O líder da Six Blades ressaltou que as categorias estão cada vez mais parelha devido à quantidade de atletas de alto nível. Além disso, o faixa-preta destacou a postura de Victor Hugo dentro e fora dos tatames.
“Acho que vai ficar cada vez mais difícil para o atleta se manter na ponta porque têm muitos eventos, muitos critérios e outros atletas muito bons. Depois que o Buchecha se aposentou, teve até um ‘boom’. Na minha época, eram poucos favoritos por categoria, hoje são muitos. Então, vai ficar cada vez mais difícil. O Victor Hugo está em constante evolução porque é um cara que faz guarda e está cada vez mais completo. Ele está mais forte, com a preparação física melhor. Então, ele pode ficar bastante tempo no topo. Outros atletas procuram outro rumo, das lutas casadas, tem muita variação hoje em dia. O Victor Hugo tem atitude de campeão, que é o que mais importa. O Jiu-Jitsu faz muitos campeões dentro do tatame, mas fora precisa melhorar”, garantiu Xande.
Xande analisa Meregali x Preguiça
Dois dos melhores nomes do Jiu-Jitsu dos últimos tempos, Nicholas Meregali e Felipe Preguiça colidem no dia 9 de dezembro. Os astros estão escalados na luta co-principal do UFC Fight Pass Invitational 5. Xande analisou o encaixe técnico e exaltou a eficiência de Meregali.
“São dois caras incríveis e vai ser interessante assistir essa luta. O Pena vem numa evolução e está se encontrando. Já o Meregali é um cara que não perde posição, isso que eu gosto nele. Ele tem um jogo consistente e finaliza quando chega nas posições. A capacidade de fechar a conta é algo que sempre procurei ter no meu jogo e analiso isso nos atletas. O Pena perde muitas posições e desperdiça oportunidades, o Meregali, não. É interessante ver essa diferença de estilos. O Pena vai ter que estar muito bem na parte defensiva para não deixar o Meregali gostar da luta. Mas o Felipe é escorregadio, é difícil fazer qualquer coisa com ele, então vai ser aquela briga”, avaliou Xande Ribeiro.
Confira, no vídeo a seguir, a entrevista completa.