em

Vinicius relembra conquistas em 2023 e analisa GP da IBJJF

Vinicius Lessa derrotou Gabriel Blade no BJJ Pro São Paulo 2023. Foto: Ana Assis/Assis Fotografia

Vinicius Lessa é um competidor assíduo e tem se destacado nos principais torneios de Jiu-Jitsu. Graduado faixa-preta após ser campeão do World Pro na marrom, Vinicius já conquistou títulos importantes na elite da modalidade, como o BJJ Pro São Paulo e os Opens do Rio, Brasília, Salvador e Betim, ambos com o selo da IBJJF.

Vinicius já derrotou lutadores tarimbados, como Servio Tulio, Gabriel “Blade” Oliveira e Alex Munis em sua trajetória na faixa-preta. O atleta de 25 anos foi formado por Claudio Calasans, campeão mundial pela IBJJF e absoluto do ADCC. Em entrevista ao VF Comunica, Vinicius destaca a importância de Calasans em sua evolução no Jiu-Jitsu.

“Treino com Claudio Calasans e é algo surreal. Ele é extremamente técnico, está sempre disposto a ensinar e eleva o nível do treino de todos na equipe. Calasans é uma grande referência para mim, com um estilo de jogo para frente e finalizador, ele já ganhou os maiores títulos no Jiu-Jitsu”, conta o representante da Esporte Dez.

Hoje um faixa-preta em evidência na comunidade do Jiu-Jitsu, Vinicius começou sua história na modalidade no projeto social Solara Jiu-Jitsu, em Maceió. Após se destacar no circuito regional, Vinicius agarrou a oportunidade que tinha em mãos para decolar no esporte.

“Foi no projeto Solara Jiu-Jitsu, com treinos voltados aos campeonatos, que me identifiquei e passei a treinar todos os dias até ser convidado pelo meu atual professor e fundador do projeto, o empresário André Papini,  a morar em São Paulo. Ele prometeu me ajudar com os custos e, a partir daí, eu passei a me dedicar totalmente ao Jiu-Jitsu”, relembra o alagoano.

Além de ser competidor, Vinicius Lessa também acompanha os principais torneios de Jiu-Jitsu. Ele analisa o GP Absoluto da IBJJF, marcado para o dia 1º de setembro, em Las Vegas, e aponta o favorito na disputa.

“O GP está repleto de nomes fortes. Victor Hugo é o grande favorito após sua performance dominante no Mundial. Pode haver uma final entre Gutemberg e Victor Hugo. O Francisco Lo, que é um atleta talentoso, tem qualidade para surpreender algum dos favoritos com uma finalização, não dá para subestimar ninguém. O Fellipe Andrew também está confirmado no GP, acho que ele pode chegar à final”, reitera o faixa-preta.

Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

Dudu Granzotto: “estou pronto para qualquer situação com o Cole”

Erberth é preso após ser acusado de cometer estupros e roubos em MS