Vinicius Lessa retornou ao circuito competitivo em 2023 e chegou para movimentar o peso pesado. O aluno de Claudio Calasans tem um Jiu-Jitsu habilidoso e desfruta de uma guarda perigosa. O faixa-preta de 25 anos já soma títulos importantes na faixa-preta, como o BJJ Pro São Paulo e os Opens do Rio de Janeiro, Brasília, Betim e Salvador.
Vinicius é um guardeiro de alto nível, mas está determinado a ser um lutador completo. Para isso, ele tem se dedicado ao wrestling e já obteve um resultado expressivo na competição que se aventurou. O pupilo de Calasans participou dos Jogos Abertos do Interior e deixou o campeonato com duas medalhas de ouro e outra de bronze.
Vinicius se consagrou campeão após vencer três lutas no estilo livre na categoria -97kg e ficou em terceiro lugar na grego romana, ao disputar quatro combates. Com a equipe São José Wrestling, ele também levou o título no geral masculino.
Vinicius investe nas quedas para brilhar no Jiu-Jitsu
Em entrevista ao VF Comunica, Vinicius Lessa analisou sua performance no torneio de wrestling.
“Meu desempenho foi ótimo porque pude competir num outro esporte com regras diferentes. Consegui controlar a adrenalina e executei a estratégia que me foi passada, mesmo completamente fora da minha zona de conforto. Foi uma superação e eu adoro me desafiar, então, foi irado”, comemorou Vinicius.
O atleta da Esporte Dez pontuou que a experiência no wrestling será importante numa eventual participação no ADCC e até mesmo nos campeonatos de Jiu-Jitsu, já que acrescentará uma bagagem na luta em pé.
“Isso é um diferencial, especialmente em algumas regras, como no ADCC, já que não pode puxar para a guarda quando a pontuação estiver valendo. Treinar wrestling vai me proporcionar uma visão diferente na luta em pé”, afirmou o faixa-preta.
Sul-Americano Nogi na mira
Vinicius estará em ação novamente no Sul-Americano Sem Kimono da IBJJF, marcado para o próximo sábado, 14 de outubro, no Rio de Janeiro. Vinicius geralmente compete no peso pesado, mas dediciu se lançar no superpesado nesse evento. A divisão conta com atletas duros, como Eli Braz, Brenno Silveira e Leonardo Gonçalves, por exemplo.
Ele fez um balanço de sua preparação para o campeonato e garantiu que está focado em conseguir rodagem e conhecimento.
“Estou treinando bem, como sempre. Estou focado nos estudos do Jiu-Jitsu e estou animado para ver como vai ser. Quero dar o meu melhor e absorver o máximo possível dessa competição. Sempre é possível descobrir algo novo e eu estou centrado nisso”, relatou o faixa-preta.
Vinicius declarou que está em constante evolução e disse que a equipe fará barulho no Sul-Americano Sem Kimono.
“Estou evoluindo bastante em todos os aspectos. Tenho buscado isso nos treinos e a minha equipe é incrível. Todos estão melhorando, treinamos com intensidade e somos apaixonados pelo que fazemos. Queremos vencer”, concluiu Vinicius Lessa.