em

UFC 302: Islam Makhachev defende cinturão com finalização e Sean Strickland derrota ‘Borrachinha’ em decisão dividida

Luta entre Makhachev e Poirier ganha bônus de Luta da Noite, enquanto Strickland se recupera e Elizeu ‘Capoeira’ é superado no card principal

Islam Makhachev defendeu cinturão do UFC em luta contra Dustin Poirier nesse sábado, dia 2 de junho.
Islam Makhachev defendeu cinturão em luta contra Dustin Poirier nesse sábado, dia 2 de junho. Foto: R7 Esportes

O cinturão peso leve do UFC permanece com o mesmo dono. Islam Makhachev, em sua terceira defesa de título, venceu Dustin Poirier por finalização no quinto round da luta principal do UFC 302, que aconteceu no Prudential Center, em Newark, nos Estados Unidos, no último sábado, dia 2 de junho.

Número um no ranking peso por peso do Ultimate, Makhachev demonstrou bom jogo de chão durante todos os assaltos do confronto contra o norte-americano Poirier, que teve como ponto alto o jogo em pé, com estratégias que ofereciam mais perigo ao atual campeão. A luta principal da edição, pela entrega completa dos atletas, recebeu o bônus de Luta da Noite.

Para Dustin, não era vantajoso manter a luta no chão, já que Islam conseguiu avançar muito rapidamente com investidas em finalizações. Com um arsenal de defesas em dia, Dustin conseguia se desvencilhar e se movimentar para reverter a luta para o alto, terreno mais confortável para ele. Foi no quinto round, com os lutadores já desgastados pela ação, que o ataque fatal se concretizou: Poirier desistiu no triângulo de mão e Islam Makhachev emplacou a sua décima quarta vitória consecutiva no UFC, uma marca que ultrapassa o feito do seu mentor, Khabib Nurmagomedov, com 13 vitórias sequenciais.

Sean Strickland, ex-campeão dos médios, venceu ‘Borrachinha’ com jogo mais agressivo

Sean Strickland mostrou recuperação rápida depois de perder o cinturão dos médios em luta contra Dricus Du Plessis, em janeiro deste ano. No UFC 302, ele enfrentou o brasileiro Paulo ‘Borrachinha’ e foi declarado vencedor do combate por decisão dividida da arbitragem.

A estratégia que o americano utilizou para vencer envolvia mais agressividade, sempre avançando em direção ao oponente, buscando confronto, uma iniciativa que deixou ‘Borrachinha’ em posição de desconforto. Por conta disso, Strickland conseguiu conectar mais golpes, o que acabou o colocando na frente na maioria das papeletas dos juízes. Número um do ranking até 84 kg, Sean Strickland aguarda agora novas configurações da divisão para ficar mais perto de outra oportunidade de luta por título.

Jailton ‘Malhadinho’, brasileiro no UFC 302, venceu por finalização

Elizeu ‘Capoeira’, brasileiro presente na primeira luta do card principal do evento, perdeu para Randy Brown por decisão unânime, resultado proveniente da maior contundência do jamaicano no jogo em pé. No segundo round, Elizeu quase conseguiu finalizar, surpreendendo o adversário com um mata-leão, mas ele conseguiu escapar em uma brecha e retomou o controle do duelo.

Na última luta das preliminares, mais um brasileiro sofreu um revés no card do UFC 302. No combate contra o russo Roman Kopylov, Cesar Almeida perdeu por decisão dividida dos juízes. Na luta antecedente, Jailton ‘Malhadinho’ Almeida entrou no cage determinado a definir rapidamente o seu compromisso contra Alexandr Romanov. Ainda no primeiro round, ele encaixou um mata-leão sem possibilidades de fuga, obrigando o adversário a bater. Na luta inaugural do UFC 302, a vitória foi do brasileiro André Lima, que teve o braço erguido por decisão dividida no embate contra o estadunidense Mitch Raposo. Foi a segunda vitória consecutiva de Lima no Ultimate.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Adam faz história ao se tornar primeiro europeu campeão mundial da IBJJF

Ancelmo Sobrinho, da Gracie Barra, mira título mundial de masters