Em evento de encaradas reservado à mídia para divulgação do UFC 301, edição que retorna ao Brasil, mais especificamente ao Rio de Janeiro no próximo sábado, dia 4 de maio, José Aldo e Jonathan Martinez, o rival do brasileiro no card, quase anteciparam o confronto do final de semana e tiveram que ser separados, depois de ficarem testa com testa, em uma encarada que abalou os ânimos.
O brasileiro José Aldo, primeiro campeão peso-pena da história do UFC e membro do Hall da Fama da organização, saiu da aposentaria para enfrentar Martinez em casa, diante do público e do ambiente que tiveram extrema importância na construção de sua carreira de ídolo. O confronto será o co-main event do UFC 301, antecedendo a luta principal, uma disputa de cinturão entre Alexandre Pantoja, atual campeão dos moscas, e Steve Erceg, lutador australiano que ocupa a décima posição no ranking de peso.
Jonathan Martinez, atleta norte-americano, possui um cartel com 19 vitórias e 4 derrotas. Nesse número, estão incluídos os seis resultados positivos que obteve consecutivamente no UFC. Em seu confronto mais recente, enfrentou Adrian Yanez, em outubro do ano passado, e saiu vitorioso por nocaute técnico após desferir um chute no oponente no segundo round do combate.
De acordo com o contrato de José Aldo com o Ultimate, essa realmente deverá ser a última luta do ‘Campeão do Povo’ no MMA que, nos últimos meses, vem se dedicando ao Boxe. Profissionalmente, Aldo está invicto na modalidade e a vitória mais recente foi contra Esteban Gabriel, dia 2 de julho de 2023, no Shooto Boxing, realizado no CT Upper Arena, no Flamengo, Rio de Janeiro. O ex-campeão do UFC chegou a negociar uma luta de Boxe contra Floyd Mayweather, mas o projeto acabou não saindo do papel.