Islam Makhachev segue intocável no topo do peso leve. O russo foi implacável e nocauteou o australiano Alexander Volkanovski com um chute na cabeça na luta principal do UFC 294, em Abu Dhabi, neste sábado.
Conhecido pelo nível de excelência na luta agarrada, Makhachev provou que é um lutador de elite em todas as áreas. Ele conectou um golpe certeiro logo no primeiro round e liquidou a fatura após aplicar uma saraivada de socos depois que Volkanovski arrefeceu.
Makhachev mantém hegemonia
Islam defendeu o cinturão dos leves com sucesso pela segunda vez — ambas contra Volkanovski. Agora, ele chega a impressionantes 13 vitórias seguidas. Além disso, Makhachev frustrou novamente os planos do australiano de se tornar duplo campeão.
Então, Volkanovski garantiu que vai retornar ao peso-pena para colocar o título em jogo contra Ilia Topuria no ano que vem.
Após a luta, Makhachev afirmou que não tem um alvo em mente e deixou a responsabilidade nas mãos do presidente Dana White.
Novo faixa-marrom
Khamzat Chimaev superou Kamaru Usman por decisão majoritária na luta co-principal e manteve sua invencibilidade com 13 vitórias no MMA. Chimaev usou seu grappling afiado como principal arma para controlar o nigeriano. O checheno teve total domínio no primeiro assalto e ficou nas costas do ex-campeão por boa parte do tempo. Ele atacou no mata-leão diversas vezes, mas Usman defendeu as investidas com sucesso.
A tônica do combate mudou no round seguinte. Após a pressão na primeira etapa, Chimaev tirou o pé do acelerador, mas foi incisivo em momentos capitais. O duelo estava equilibrado na trocação, porém, Khamzat quedou Kamaru na reta final para assegurar o round.
Os dois partiram para a trocação franca nos cinco minutos finais e protagonizaram um embate eletrizante. Kamaru teve mais volume em pé e acertou mais golpes significativos. No entanto, Chimaev aplicou uma queda e interrompeu o bom momento do adversário. Usman não se entregou, conseguiu levantar, mas já era tarde para buscar a reação.
Durante a entrevista pós-luta, Chimaev foi graduado faixa-marrom de Jiu-Jitsu pelo seu professor, o multicampeão Alan Finfou.
Brasil sai zerado do UFC 294
O Brasil terminou o card de Abu Dhabi com saldo negativo. Ao todo, o esquadrão brasileiro contou com três representantes, mas não conseguiu nenhuma vitória. Nos três embates contra russos, foram duas derrotas e uma luta sem resultado.
O confronto entre Magomed Ankalaev e Johnny Walker teve um desfecho anticlimático. A luta terminou sem resultado porque o médico interrompeu o combate graças a um corte no supercícilio do brasileiro, resultado de uma joelhada ilegal desferida por Ankalaev. A decisão médica gerou revolta de Johnny, que relutou em aceitar o resultado.
Warlley Alves sofreu um nocaute no primeiro round pelo russo Ikram Aliskerov no card principal. Aliskerov imprimiu um ritmo intenso no começo do embate e aplicou uma saraivada de golpes para liquidar a fatura. O brasileiro aceitou a luta com apenas duas semanas de antecedência, porém, não conseguiu surpreender o russo. Warlley sofreu sua terceira derrota consecutiva no UFC.
Bruno Blindado foi valente, mas perdeu pelo russo 🇷🇺 Shara Magomedov por decisão unânime na luta de abertura do UFC 294. Bruno conseguiu derrubar Shara nos rounds dois e três, porém, o russo foi eficiente por baixo e levou vantagem na trocação. Ele usou os chutes como principal arma para derrotar o brasileiro. Bruno passa por um momento delicado no UFC e soma uma vitória nas últimas cinco lutas. Por outro lado, Shara se mantém invicto com 12 vitórias na carreira.
Confira o card completo
UFC 294
CARD PRINCIPAL
Islam Makhachev venceu Alexander Volkanovski por nocaute aos 3min06s do R1
Khamzat Chimaev venceu Kamaru Usman por decisão majoritária (29-27, 29-27, 28-28)
Magomed Ankalaev contra Johnny Walker foi declarada sem resultado (No Contest)
Ikram Aliskerov venceu Warlley Alves por nocaute técnico aos 2min07s do R1
Said Nurmagomedov venceu Muin Gafurov por finalização com 1min13s do R1
CARD PRELIMINAR
Muhammad Mokaev venceu Tim Elliott por finalização aos 3min03s do R3
Trevor Peek venceu Mohammad Yahya por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Javid Basharat contra Victor Henry foi declarada sem resultado (No Contest)
Sedriques Dumas venceu Abu Azaitar por decisão unânime (triplo 29-28)
Mike Breeden venceu Anshul Jubli por nocaute aos 3min do R3
Muhammad Naimov venceu Nathaniel Wood por decisão unânime (triplo 29-28)
Viktoriya Dudakova venceu Jinh Yu Frey por decisão unânime (triplo 29-28)
Shara Magomedov venceu Bruno Blindado por decisão unânime (triplo 30-27)