em

Tyrone Gonsalves reflete sobre interação entre o jogo com e sem kimono

Professor da Six Blades vai colocar Jiu-Jitsu à prova no Campeonato Brasileiro da IBJJF

Compartilhe!
Tyrone
Tyrone Gonsalves acredita que uma base forte de kimono é determinante no grappling. Foto: @tyron.jj

Faixa-preta com representatividade na Six Blades Jiu-Jitsu, uma das maiores equipes da modalidade a nível mundial, Tyrone Gonsalves é um dos especialistas da Arte Suave que concorda com a afirmação, recentemente proferida por Lucas Lepri, de que atletas com uma boa base no kimono são mais dominantes no grappling. Victor Hugo, parceiro de bandeira de Tyrone, é um exemplo que cabe perfeitamente. Tricampeão mundial de Jiu-Jitsu com pano que, atualmente, avança como um foguete nos torneios de No Gi.

“Concordo plenamente com essa afirmação pois a raiz é o Jiu-Jitsu praticado com kimono. Quando você tira o kimono para lutar grappling, basta ajustar as técnicas que você já desempenha de pano.”, opina.

Nas últimas competições que disputou, Tyrone variou entre os torneios com e sem kimono, ultrapassando as fronteiras do aprendizado restrito aos treinos. Quanto mais luta, seja Gi ou No Gi, mais experiência se absorve.

“Por lutar muito com e sem kimono nesses últimos tempos, sinto que evoluí bastante nessa parte de ajustes do jogo no sem kimono. Senti isso agora quando coloquei o kimono de novo.”, avalia o professor da Six Blades em entrevista ao VF Comunica.

Tyrone Gonsalves se prepara para disputar o Brasileiro, em Barueri

Vivendo do Jiu-Jitsu na Guiana Francesa, Tyrone Gonsalves desembarca no Brasil no final do mês de abril para disputar um dos maiores torneios de Gi do calendário da IBJJF: o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, tradicionalmente disputado em Barueri, São Paulo. De acordo com o faixa-preta, essa evolução perceptível do seu game ficará evidente nas suas lutas no Brasileiro.

“Ano passado fiquei em terceiro lugar na divisão, perdi na decisão dos árbitros e fui vice-campeão absoluto. Tive uma excelente campanha na temporada de 2023. Como já disse, de lá para cá evoluí bastante e isso será flagrante no Brasileiro deste ano. Entre derrotas e vitórias, o objetivo principal é sempre saber que existe algo a melhorar sempre.”, projeta, preparado para suar bastante o kimono no camp para o Brasileiro.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

WhatsApp Image 2024 03 19 at 13.34.11 VF Comunica Tricampeão mundial e lenda do MMA, Bibiano Fernandes vai lutar de kimono no Pan da IBJJF

Tricampeão mundial e lenda do MMA, Bibiano Fernandes vai lutar de kimono no Pan da IBJJF

WhatsApp Image 2024 03 19 at 17.54.10 VF Comunica Tyrone Gonsalves reflects on the connection between gi and no gi game

Tyrone Gonsalves reflects on the connection between gi and no gi game