A primeira edição do The Crown, da IBJJF, estremeceu a Pirâmide de Long Beach, na Califórnia, e coroou os primeiros monarcas da história do Jiu-Jitsu. Ao todo, o evento reuniu atletas de seis categorias – quatro masculinas e duas femininas – e entregou lutas do mais alto calibre. Além disso, os reis e rainhas embolsaram um cheque de 15 mil dólares pela conquista.
As finais foram eletrizantes e trouxeram resultados contundentes. Os combates confirmaram alguns favoritismos, mas também carimbaram desfechos surpreendentes. Na divisão mais pesada do The Crown, Erich Munis ultrapassou o posto de campeão para também virar rei.
Como João Gabriel Rocha e Victor Honório foram desclassificados na semifinal por falta de combatividade, Erich e Roosevelt Sousa avançaram direto à final. Então, Erich mostrou o alto nível de sua guarda traiçoeira e controlou as principais interações.
Erich assume o trono
O tricampeão mundial envolveu Roosevelt e anulou as valências do oponente. Apesar do empate por 2 a 2 no placar, Erich marcou cinco vantagens para levar a coroa.
Gabi Pessanha deu continuidade à sua hegemonia e confirmou que é a rainha do Jiu-Jitsu feminino.
A estrela da Cidade de Deus teve atuação segura contra Tayane Porfírio e superou a adversária por 2 a 0 após tramar uma queda após cinturar a adversária. Mesmo com a superiotidade no marcador, Gabi manteve o ímpeto e tentou progredir. No entanto, Tayan defendeu as posições e evitou que Gabi ampliasse o placar. Antes, a aluna de Marcio de Deus derrotou Amy Campo nos pontos.
Fellipe Andrew é um exímio guardeiro, mas deu show como passador para reinar no The Crown. Andrew venceu Gustavo Batista por 11 a 0 na final e impressionou pelo domínio posicional ao longo do confronto. O triunfo coroa a temporada de Andrew, que também foi campeão mundial pela IBJJF. Na semifinal, o lutador da Alliance venceu Francisco Lo por desistência verbal.
Tainan volta a brilhar na IBJJF
Tainan Dalpra encantou o público com mais uma atuação magistral. O pupilo dos irmãos Mendes colocou em jogo seu Jiu-Jitsu magnético e finalizou Andy Murasaki com um triângulo justo. Em suma, Tainan estrelou uma exibição de gala e retornou ao topo dos médios. Vale destacar que ele teve performance cerebral contra Pedro Maia na semifinal e venceu por 2 a 0.
The Crown confirma domínio de Nagai na IBJJF
Samuel Nagai provou novamente por que é o melhor peso-pena do mundo. Nagai levou a melhor num duelo de tirar o fôlego contra Isaac Doederlein e conquistou o título por uma vantagem. Doederlein esboçou uma reação na reta final, mas Nagai cresceu no momento decisivo e assegurou a vitória. Na fase anterior, o atleta da Checkmat eliminou Diego Pato, atual campeão mundial nos plumas.
Luiza Monteiro se tornou a primeira campeã do The Crown. A nova rainha do peso leve teve desempenho irrepreensível contra Nathalie Ribeiro e venceu por 12 a 0 na final. Em resumo, Luiza raspou, pegou as costas e montou no decorrer do combate. A atleta da Atos quase finalizou com um ataque da montada, mas Nathalie usou todas as suas energias para resistir à pressão.