Tayane Porfírio está prestes a fazer seu tão esperado retorno ao circuito competitivo do Jiu-Jitsu. Após quatro anos sem emendar uma sequência ativa nos campeonatos, Tayane entrará em ação no GP Peso Pesado Feminino do BJJ Stars, a ser disputado nesse sábado, 9 de setembro, em São Paulo.
O Grand Prix reúne as principais estrelas do Jiu-Jitsu feminino e vai coroar a campeã com um cheque de R$ 100 mil. Tetracampeã mundial na faixa-preta, Tayane terá como principais adversárias Gabi Pessanha, Yara Soares e Melissa Cueto.
Em entrevista ao VF Comunica, Tayane celebra a chance de disputar o GP do BJJ Stars e acredita que esse evento será decisivo nos próximos acontecimentos no Jiu-Jitsu feminino.
“Gostaria de agradecer ao Fepa por esse evento incrível e por essa oportunidade incrível ao Jiu-Jitsu feminino. Quando eu comecei, o Jiu-Jitsu ainda não pagava tão bem as mulheres e a maioria dos campeonatos não tinham premiação para as meninas. Estou muito feliz, com certeza esse evento será um divisor de águas e abrirá portas, mas isso depende do apoio das meninas e do público do Jiu-Jitsu em geral. Espero que tenham outras edições das categorias leve, pena, entre outras”, afirma a faixa-preta.
Aos 28 anos, Tayane marcou época nos principais campeonatos que disputou e foi soberana durante seus tempos áureos no tatame. Apesar do tempo afastada, ela garante que seu Jiu-Jitsu segue afiado.
“Estou me sentindo bem preparada, acho que já estive em fases das minha vida que eu sustentava muita pressão, eu me cobrava muito. Hoje em dia, não me cobro tanto, já que faço o que amo todos os dias para chegar onde quero. Estou afastada há quatro anos, mas não estou morta (risos). Foram quatro anos que eu trabalhei todos os dias, mudei a minha forma de pensar, meu posicionamento como atleta e em diversos aspectos. Atualmente, minha cabeça está ótima, essa era uma das partes que mais me afetava no passado porque eu tinha crises de ansiedade e ficava nervosa. Hoje eu me sinto bem, estou feliz, isso é o mais importante”, assegura Tayane.
Confira, no vídeo a seguir, a entrevista completa.