Ruan Alvarenga é um dos lutadores mais empolgantes do grappling e ficou conhecido pelo estilo agressivo e por ser fisicamente prendado. Ruan é um artista da finalização e também tem um condicionamento físico privilegiado. Essas valências tornam Ruan um diamante de quilate pesado no grappling. Aos 25 anos, ele se mostra mais lapidado e maduro a cada competição.
O pupilo de Marcelinho Garcia estará em ação no Brasileiro Sem Kimono, a ser disputado no dia 24 de setembro, no Rio de Janeiro. Apesar de competir originalmente no peso-pena, Ruan promete sacudir os leves. Em entrevista ao VF Comunica, Ruan Alvarenga revelou o motivo da inscrição na categoria de cima no evento da CBJJ.
“Decidi competir no peso leve porque me sinto mais forte e mais rápido nessa categoria. Meu peso natural é 71kg, sempre como e me alimento bem. Eu me sinto bem, meus últimos três campeonatos pela IBJJF foram pela categoria leve e dominei todas com uma grande performance”, explicou o mineiro.
Ruan analisou sua categoria no Brasileiro Sem Kimono e garantiu que está na melhor fase de sua carreira.
“A categoria tem 11 atletas e provavelmente farei três lutas para alcançar o primeiro lugar. A divisão está muito boa, acredito que quando se trata de Brasileiro, todo mundo estará bem preparado, mas eu vivo a minha melhor fase e não vejo a hora de mostrar isso na prática”, afirmou Ruan.
O representante da Alliance está faminto para adicionar mais um título expressivo no currículo. Ruan é um finalizador nato e, assim como Marcelinho Garcia, tem a guilhotina como principal arma de seu jogo. Ele se destaca por ser um atleta completo e também é capaz de executar botes letais nas chaves de pé e calcanhar. Qualquer brecha contra o faixa-preta pode ser fatal. Ruan cravou que a comunidade do Jiu-Jitsu vai se assustar com o seu desempenho no Brasileiro.
“Para ser sincero, tive uma evolução absurda em todas as partes do meu jogo. Estou rápido, forte e inteligente, então estarei confortável em qualquer área que as lutas forem. Podem esperar um Ruan agressivo, como sempre, com um gás infinito e com uma pressão absurda. Muitos vão se assustar com a minha evolução, pode ter certeza disso”, vibrou o grappler.
Ruan assegurou que focou na correção de posições para diminuir as brechas aos adversários e disse estar empolgado para pisar no tatame.
“Sem sombra de dúvidas, evoluí nos ajustes. Eu era um cara muito explosivo, mas às vezes perdia muitas posições. Tenho corrigido isso dia após dia e isso está 100% afinado para o Brasileiro Sem Kimono. Mal posso esperar para mostrar essa nova versão que tenho lapidado na academia”, finalizou o faixa-preta.