em

Ruan Alvarenga celebra fase no grappling e mira em Gabriel Sousa

Ruan Alvarenga fala sobre retorno da confiança e relembra tempos difíceis no começo da carreira

Ruan Alvarenga foi um dos destaques do Brasileiro Nogi. Foto: Milena Freitas/VF Comunica
Ruan Alvarenga foi um dos destaques do Brasileiro Nogi. Foto: Milena Freitas/VF Comunica

Ruan Alvarenga atravessa ótimo momento nos tatames e está no radar como uma das principais promessas do grappling. O faixa-preta está embalado pela conquista no Brasileiro Sem Kimono, em setembro. Ruan, que originalmente compete no peso-pena, se lançou entre os leves e foi dominante. Ele enfileirou três vitórias para levar o ouro no evento da CBJJ.

Ruan é um dos competidores mais empolgantes de sua geração no grappling. Ele tem um jogo ofensivo e tem um estilo cativante, especialmente para os fãs do ADCC. Ruan é um caçador de finalizações e sempre proporciona combates de tirar o fôlego. Ele um passador implacável, no entanto, mostrou-se um guardeiro habilidoso no Brasileiro Nogi. 

Ruan comenta recuperação da confiança

Em entrevista ao VF Comunica, Ruan Alvarenga mencionou que, por trás do crescimento de produção nos campeonatos, estava a recuperação da confiança. Ele destacou que esse fator foi crucial nessa temporada.

“Melhorei em todas áreas, mas principalmente na minha confiança. Eu estava muito sem ritmo e desmotivado para competir, no entanto, a chama reacendeu esse ano”, contou Ruan.

O pupilo de Marcelinho Garcia está em ascensão hoje, mas enfrentou diversas adversidades no decorrer da caminhada. Ruan relembrou os tempos difíceis no começo da carreira e citou os principais combustíveis que o movem rumo ao topo.

“Minhas maiores motivações são a minha família e as pessoas que acreditam em mim, sem dúvidas. Sempre antes de lutar, penso em tudo que minha mãe fez para eu poder competir. Ela andava no centro da minha cidade, mesmo com os problemas de saúde dela, pedindo ajuda aos empresários e ouvia não na maioria das vezes. Isso me faz ter motivação todos os dias para treinar e bater de frente com qualquer um. Então, eu me sinto na obrigação de honrá-la”, disse Ruan.

Ruan pede revanche com Gabriel no grappling

O ADCC 2022 foi a maior oportunidade da carreira de Ruan, até o momento. Na ocasião, ele perdeu para Gabriel Sousa, num duelo polêmico. Ruan encaixou uma guilhotina justíssima, porém, o árbitro interrompeu a luta ao achar que Gabriel tinha apagado. Graças ao imbróglio no evento de grappling, Ruan reafirmou o desejo de fazer uma revanche com Gabriel.

“Gostaria de enfrentar o Gabriel Sousa pelo o que ocorreu no ADCC 2022. O público pede essa luta. Em todos os campeonatos e academias que vou, a galera pergunta quando vamos lutar. Essa luta precisa acontecer”, exclamou Ruan Alvarenga.

Futuro promissor no grappling

Nas últimas semanas, Ruan selou uma parceria com Viktor Doria e o experiente faixa-preta passou a ser seu manager. O mineiro descreveu a importância de ter um empresário no meio do Jiu-Jitsu e garantiu que está otimista com as oportunidades que estão por vir.

“Viktor é um cara muito inteligente, visionário e que pensa a longo prazo. Acredito que um atleta sem um empresário hoje não consegue construir uma carreira. O atleta deve gastar seu tempo treinando e, às vezes, dando aulas. O empresário te deixa livre das preocupações extras, então o atleta pode dedicar o tempo somente na evolução profissional. É muito importante encontrar alguém que te transmita confiança e que conheça o esporte. Esse foi o principal fator pelo qual escolhi o Viktor”, explicou Ruan. 

Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

Tainan Dalpra vai estrear no grappling em novembro. Foto: Reprodução/Instagram

Tainan oficializa estreia no grappling e entra em ação no WNO 21

Neiman Gracie e Bem Henderson se encontram na luta principal. Foto: Divulgação/ADXC

Fique por dentro do conjunto de regras completo do ADXC