Os fãs de grappling já começam 2024 com motivos para comemorar. A edição 165 do One Championship, agendada para o dia 28 de janeiro, vai contar com uma revanche bem aguardada: Kade Ruotolo, atual detentor do cinturão peso leve, vai colocar o título em jogo contra Tommy Langaker. Ano passado, os dois se enfrentaram em um duelo equilibrado, deixando o veredito para a análise dos árbitros, que deram a vitória para Kade.
Em postagem publicada no Instagram do VF Comunica, anunciando a revanche entre Ruotolo e Langaker, Mica Galvão foi mencionado por um seguidor da página, dizendo que o campeão peso leve do One estaria evitando uma revanche contra Mica Galvão. Aos que precisam refrescar a memória, o americano enfrentou o filho de Melqui Galvão pela última vez no ADCC de 2022. No combate, Kade encontrou a brecha que precisava e finalizou Mica Galvão no Heel Hook.
Kade Ruotolo rebateu comentário no Instagram do VF Comunica
O comentário no Instagram do VF chegou até Kade, que respondeu a postagem dizendo que teve sim a iniciativa de chamar Mica para um novo duelo. “Eu pedi uma revanche com Mica vários meses após o ADCC. A equipe dele recusou. Talvez porque ele ainda estivesse machucado? Vamos ter uma revanche em breve”, declarou o atual campeão.
Melqui Galvão, mentor de Mica, aproveitou para comentar e rebater. À insinuação de que Mica e sua equipe estariam se esquivando de uma nova luta contra Kade Ruotolo, Melqui deixou uma explicação esclarecendo que os impedimentos são unicamente contratuais.
“Nunca recusamos uma revanche contra o Kade porque o Mica estava machucado. Não aceitamos a luta porque não podíamos aceitar já que o Mica tem um contrato de exclusividade com a FloGrappling que acaba limitando ele de diversas maneiras. Por isso Mica não lutou mais no Polaris, não lutou nos eventos da AJP e em um monte de outros que não fazem parte da transmissão da FloGrappling. Mas está tudo resolvido e em breve Mica vai aparecer em diversas competições diferentes novamente.”, rebate.
Kade Ruotolo voltou a comentar sobre o duelo e contestou a fala de Melqui. Na explicação dele, o fator lesão foi sim mencionado como impedimento. “Com todo o respeito, Melqui está enganado. Nós oferecemos a revanche alguns meses após o ADCC. Eu estava pronto. A revanche foi discutida entre o meu empresário e o matchmaker da FloGrappling para acontecer em qualquer plataforma. Eu toparia qualquer plataforma e qualquer esquema de regras. Nos disseram que a luta não poderia acontecer na época porque o Mica ainda estava lesionado.”, responde, contestando o argumento de Melqui Galvão.
Enquanto a revanche entre Mica Galvão e Kade Ruotolo permanece no campo das ideias e no imaginário dos fãs, resta agora curtir a expectativa pelo início da fervilhante temporada do grappling em 2024.