em

Rafael Lovato prevê luta intensa com Pedro Marinho no WNO 21

Lovato disputa cinturão cinturão dos meio-pesados e aposta na versatilidade de seu jogo

Rafael Lovato finalizou Ricardo Evangelista no WNO 20. Foto: Flo Grappling
Rafael Lovato finalizou Ricardo Evangelista no WNO 20. Foto: Flo Grappling

No auge de seus 40 anos, Rafael Lovato entra em ação nesta quinta-feira em busca do título do WNO. Lovato vai enfrentar o brasileiro Pedro Marinho na luta principal do WNO 21, no Texas, e pretende adicionar mais uma conquista expressiva em sua carreira. Lovato é um dos lutadores mais vitoriosos de sua geração, mas segue em busca de mais feitos para engrandecer seu legado no esporte.

Rafael Lovato e Pedro Marinho prometem um duelo de estilos no WNO e a expectativa é de um confronto empolgante entre os craques. Lovato é um guardeiro por essência, mas também é perigoso por cima. Por outro lado, Pedro tem botes letais na guilhotina e detém um wrestling de alto nível.

Em sua apresentação mais recente no WNO, Lovato finalizou Ricardo Evangelista com um triângulo, em outubro. Lovato impôs seu estilo refinado e dominou a luta até conseguir a finalização.

Lovato comenta duelo no WNO

Rafael Lovato conversou com o VF Comunica às vésperas de enfrentar Pedro Marinho e analisou o encaixe técnico do combate.

“O Pedro é um ótimo atleta, muito explosivo, é forte no scramble e, é claro, é perigoso com a guilhotina. Além disso, ele melhorou muito seus leglocks e é perigoso nessa área. Vejo que a maioria de suas finalizações vem nos scrambles, acho que é aí que ele é mais perigoso. Ele é muito físico, luta bem e joga por cima. Ele é mais baixo, mas usa isso como uma vantagem. Suas últimas lutas na WNO, quando conquistou o cinturão meio-pesado e defendeu o título, foram contra Craig Jones e Giancarlo. Eles são dois dos caras mais perigosos que existem e ele foi capaz de anular seus jogos. Portanto, ele é muito bom em neutralizar seus oponentes, encontrar vantagens e fazer seu estilo de luta”, explicou Lovato.

Lovato confia na versatilidade

O americano mencionou as áreas que acredita que leva superioridade em relação ao adversário e disse que pretende usar sua versatilidade como vantagem.

“Então, no geral, acho que sou muito mais completo, posso jogar de costas, por cima, posso e tenho muitas maneiras diferentes de finalizar meu oponente, seja por cima ou jogando na minha guarda ou nas costas dele. Portanto, sinto que sou mais completo, perigoso e técnico. Mas a parte mais difícil será conseguir minhas posições porque ele é muito bom em neutralizar seus oponentes. Então, acho que da mesma forma que ele é muito bom usando seu tamanho, eu quero usar meu tamanho, meu comprimento. Além disso, sou maior do que ele. Também acredito que serei mais forte do que ele e usarei todas essas coisas juntas por 15 minutos. À medida que a luta se arrasta, eu me vejo ficando mais forte e encontrando a oportunidade de fazer a finalização”, disse Lovato.

Rafael Lovato derrotou Elder Cruz em maio. Foto: Extraordinary Photo
Rafael Lovato derrotou Elder Cruz em maio. Foto: Extraordinary Photo

Lovato mira cinturão do WNO

Lovato possui um currículo invejável e foi campeão dos principais campeonatos de Jiu-Jitsu. O americano se consagrou campeão mundial com e sem kimono e também foi campeão brasileiro peso e absoluto na faixa-preta. Dessa forma, mesmo diante de tantas conquistas, Lovato ressaltou que o cinturão do WNO teria um sabor especial.

“Isso significaria muito. Seria muito importante nesta fase da minha carreira, com 40 anos de idade, competindo com os melhores do mundo e com a nova geração. Tenho feito isso repetidamente, este é o sexto ou sétimo cara da nova geração que estou enfrentando. Com o tempo, você passa a apreciar tudo muito mais. Portanto, sou muito grato por ainda estar fazendo o que amo nesse nível, com as pessoas que amo ao meu redor. Gosto do processo. Agora, no final, é muito mais especial. Sou pai agora, tenho muita inspiração ao meu redor e isso não foi planejado. Mas a oportunidade de chegar e estar onde estou hoje e poder alcançar isso seria muito especial. Porque quando voltei do MMA para o Jiu-Jitsu, tive altos e baixos no começo. Este ano, aos 40 anos, estou tendo um dos melhores anos da minha carreira. Então, terminar com um cinturão de campeão e me tornar o número um do mundo na minha categoria de peso seria incrível. Eu ficaria muito orgulhoso e feliz por minha família, minha equipe e todos ao meu redor”, reiterou Lovato.

Inspiração para seguir no alto nível

O craque do grappling e do Jiu-Jitsu citou suas maiores motivações para seguir no mais alto nível do esporte.

“Minha maior motivação para competir no mais alto nível é simplesmente o amor, porque adoro o que faço, adoro o processo, o desafio. Além disso, adoro sentir que estou melhorando e amo os dias difíceis e os bons. Eu amo tudo isso. Adoro o Jiu-Jitsu e adoro me desafiar, competir, estar em uma missão e trabalhar duro para alcançá-la. Gosto de ultrapassar meus limites e ver o quanto posso ser melhor. Eu só quero continuar aprendendo. Sou um líder, tenho muitas pessoas ao meu redor. Elas me motivam e eu encontro motivação em toda parte. Portanto, sinto que estou mais inspirado agora. Aos 40 anos, você tem mais consciência de quem você é. Já passei por muita coisa e sinto que estou num lugar muito especial na minha vida, onde tudo é muito puro e o amor neste fogo está mais forte do que nunca”, refletiu o americano.

Roger Gracie e Rafael Lovato. Foto: Reprodução/Instagram
Roger Gracie e Rafael Lovato. Foto: Reprodução/Instagram

Encontro com Roger

Nas últimas semanas, ele recebeu Roger Gracie em sua academia. Lovato disse que a presença de Roger foi importante durante sua preparação para o WNO e exaltou o Gracie.

“Ter o Roger Gracie em minha academia há duas semanas foi incrível. Era algo pelo qual eu estava trabalhando há muito tempo, como um sonho que se tornou realidade. Treinamos Competimos um contra o outro. É claro que Xande é o meu número um, eu estava em seus campos, ajudei a preparar o Xande para competir contra Roger. Eu ainda admiro e estudo o Roger. Então, aprender com ele, ter meus alunos aprendendo com ele e sentir sua energia significou muito para mim. Adoro aprender e descobrir novas técnicas. Sem dúvida, ele fez um trabalho incrível. Então, estou muito grato, foi uma bela maneira de reunir muitas pessoas. Foi um ótimo momento e ótimas vibrações, portanto, foi uma ocasião especial e, com certeza, faremos isso novamente”, concluiu Lovato.

Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

Gabriel Silva é um jovem prodígio do Jiu-Jitsu e vai competir no Europeu Kids. Foto: KH Visions

Gabriel Silva traça plano para ser bicampeão do Europeu Kids

TMD House vai chegar em peso em Dublin. Foto: Reprodução/Instagram

TMD House embarca para Dublin rumo à glória no Europeu Kids