Aos 30 anos, Vitor Corte vive a melhor fase de sua vida como profissional do Jiu-Jitsu. O faixa-preta usa o poder da arte marcial desenvolvida pelos Gracie para impactar a vida dos moradores de Hannibal – MO e Quincy – IL, nos Estados Unidos, e os resultados começam a aparecer não só dentro do tatame.
Com a filosofia do Jiu-Jitsu Para Todos, da Gracie Barra, o professor brasileiro comanda aulas para várias idades. Além de técnicas, Vitor aponta que o Jiu-Jitsu oferece grandes benefícios para o desenvolvimento pessoal de cada praticante.
“Hoje, a Gracie Barra consegue impactar milhões de pessoas no mundo com Jiu-Jitsu. Eu tenho muito orgulho de fazer parte desse processo do Jiu-Jitsu Para Todos e ver o quão importante e valioso é para sociedade. As lições que nós, professores, ensinamos e aprendemos dentro do tatame ficam marcadas para sempre. Nós acreditamos que se todo mundo fizesse Jiu-Jitsu o mundo seria um lugar melhor hoje em dia”, contempla Vitor.
Assíduo competidor, Vitor reflete sobre as diferenças entre lutar e lecionar a modalidade para os iniciantes. Veja o que ele pensa, a seguir.
“Quando você é atleta é tudo sobre você e você. O atleta tem o luxo de ser egoísta, você só treina, se alimenta bem e dorme. Não tem preocupação. É apenas treinar para ser campeão. Quando você é professor, você precisa dedicar seu tempo com seus alunos, se doar ao máximo. É muito gratificante ver essas pessoas se desenvolvendo, ganhando confiança e auto-estima, crescendo e mudando a vida delas através do Jiu-Jitsu Para Todos. Eu fico muito feliz quando vejo meus alunos vencendo barreiras, fazendo posições que eram difíceis no começo. Jiu-Jitsu é superação!”, diz Vitor, faixa-preta desde Dezembro de 2017.
Vitor também aproveita para comentar sobre o Jiu-Jitsu para as crianças e quais benefícios a prática oferece para os mais jovens.
“Bem, as crianças são o nosso futuro. As crianças iniciam aos 3 anos de idade, algumas nem sabem falar ainda, mas elas logo começam a entender sobre hierarquia, disciplina, auto-confiança, elas se desenvolvem muito rápido com a prática do Jiu-Jitsu. É impressionante como elas aprendem a trabalhar em equipe e entendem a importância do time. Todos nós, da Gracie Barra, trabalhamos para fazer das crianças, cidadãos fortes e confiantes que vão estar prontos para qualquer desafio. Assim como eu, que comecei aos 14 anos de idade, o Jiu-Jitsu me trouxe lições que eu uso em qualquer situação da minha vida”, detalha.
Nas competições dentro do estado, o time que Professor Vitor apoia como coach já começa a ficar em evidência. Para se ter uma ideia, a escola tem se destacado nos campeonatos estaduais no Midwest, recentemente.
“Nós trabalhamos muito forte nos treinos de competição e nossa equipe conquistou um Campeonato Estadual do Missouri recentemente. O ano apenas começou e ainda temos muito para trabalhar e conquistar”, encerra o professor, que também é responsável técnico da Gracie Barra Hannibal.,