O Brasil alcançou o topo em duas categorias da Professional Fighters League (PFL) com as conquistas de Larissa Pacheco e Renan Problema. Eles tiveram performances arrasadoras e garantiram o cobiçado cheque de 1 milhão de dólares (cerca de R$ 4,9 milhões na cotação atual).
Renan teve performance avassaladora no peso pesado, enquanto Larissa se tornou a primeira atleta campeã em duas divisões na PFL – 65,8kg e 70,3kg. As finais da PFL agitaram o teatro The Anthem, em Washington, DC, capital dos Estados Unidos.
A coroação de Renan “Problema” Ferreira representa a persistência do brasileiro. Esta foi a terceira temporada dele na PFL e ele bateu na trave nos dois anos anteriores. No entanto, Renan provou em 2023 que é realmente o problema do peso pesado. Ele aplicou um nocaute brutal sobre o russo Denis Goltsov no segundo round para capturar o cinturão da categoria. Em suas duas lutas anteriores, Renan venceu por nocaute no primeiro round.
Renan Problema desafia Ngannou na PFL
Na entrevista pós-luta, o novo milionário desafiou o camaronês Francis Ngannou, reforço mais caro da história da PFL.
“Eu pedi tanto a Deus pra concretizar este meu sonho, e trabalhei muito duro, e aqui estou, cheguei. Sou prova viva que tudo que você quiser, você consegue. É só trabalhar duro, seu momento vai chegar. Eu sou o novo campeão. Francis, estou aqui te esperando, irmão. Vamos fazer essa luta”, disse o campeão peso pesado da PFL.
Larissa mantém hegemonia
Larissa Pacheco sofreu, mas levou a vitória e expandiu seu império na organização. A brasileira derrotou a russa Marina Mokhnatkna por decisão unânime (triplo 49-46). Assim, Larissa foi superior na trocação e conectou golpes potentes que quase levaram a adversária ao nocaute.
Porém, Marina mostrou seu nível na luta agarrada e colocou em risco o reinado de Larissa. A russa completou cinco quedas no decorrer do confronto e levou real perigo de finalização. Contudo, a campeã resistiu às investidas e manteve seu ímpeto em busca do duplo campeonato.
Após a luta, Larissa vibrou com o triunfo e enalteceu a resistência e a qualidade da oponente.
“Agora estou feliz, estou realizada, foi um ano intenso de trabalho para chegar aqui, primeira campeã em duas categorias diferentes. A Marina não é nada do que eu pensei, ela é muito mais. Ela é uma guerreira, aguentou as minhas pancadas mais fortes, e é uma campeã também, independente disso aqui”, disse a bicampeã.
Gabriel Braga sofre derrota
Outro brasileiro entrou em ação em busca do milhão na PFL. Na primeira final da noite, no card preliminar, Gabriel Braga foi valrente, porém, não foi páreo para frear o peruano Jesus Pinedo. O “Pitbull” nocauteou Gabriel aos 58 segundos do terceiro round e vingou a derrota que sofreu nesta temporada.
Eles se enfrentaram na primeira rodada da fase de grupos e o brasileiro venceu por decisão dividida. Contudo, Pinedo emplacou duas vitórias contundentes – uma delas sobre Brendan Loughnane, então campeão dos penas – para seguir vivo na disputa. Agora, Jesus Pinedo é o mais novo milionário da PFL.
Dessa forma, ele vai fazer um duelo de “Pitbulls” porque se credencia para enfrentar Patrício Pitbull, campeão dos penas do Bellator no evento que colocará frente a frente campeões do Bellator e da PFL, em fevereiro de 2024.
Outros destaques da PFL
O canadense Olivier Aubin-Mercier defendeu seu título com sucesso ao superar Clay Collard por decisão unânime (triplo 49-46). Por outro lado, o russo Magomed Magomedkerimov venceu o sueco Sadibou Sy por finalização aos 1min17s do terceiro round e recuperou o título dos meio-médios. Impa Kasangnay bateu Joshua Silveira, filho do treinador Conan Silveira por decisão unânime (50-45).
Bicampeã da PFL e bicampeã olímpica, Kayla Harrison não participou da temporada regular nessa temporada, mas retornou com vitória. Kayla venceu Aspen Ladd de forma unânime na visão dos jurados (triplo 30-27). Ex-lutador do UFC, Derek Brunson estreou com vitória na PFL depois de derrotar Ray Cooper por decisão unânime (30-27, 30-25 e 30-25).
Neto do lendário Muhammad Ali, Biaggio Ali Walsh venceu mais uma no MMA amador. Ele chegou ao sexto triunfo seguido ao nocautear Joel Lopez no segundo round.