As chaves para as disputas do Pan-Americano da IBJJF foram divulgadas e a elite do Jiu-Jitsu está pronta para entrar na briga pelo ouro, um dos mais almejados da temporada, na competição que vai acontecer na Flórida, nos Estados Unidos. As lutas da faixa-preta, masculino e feminino, estão programadas para o próximo sábado, dia 23 de março, com as finais agendadas para o dia seguinte, dia 24.
Na disputa do peso galo masculino adulto, faixa-preta, Thalison Soares, representando a AOJ, entra em competição de baia, aguardando definição do combate entre Everton Celio de Souza (Qatar) e Welison Nascimento, da Six Blades. Do outro lado da chave única da divisão, estão Bruno Sena, da TMC de Marcos Cunha e Oziel Santos de Carvalho, da Fratres. Ambos precisam vencer nas quartas para ficarem frente a frente na semi. Lucas Castro, aluno de Paulo ‘Piu’, líder de filial da GB no Arizona, também está na briga.
Diego ‘Pato’ é um dos campeões da AOJ em ação no Pan
Diego ‘Pato’, um dos astros da AOJ, é o nome mais temido do peso pluma, ocupando o topo da chave em disputa contra Pablo Mantovani, da Atos. Zach Kaina, também da AOJ, está escalado no lado oposto. Na categoria da sequência, peso pena, composta por mais competidores e duas chaves, temos os irmãos Alex e Diego Sodré, atletas da Nova União, na batalha pelo ouro com nomes de peso como Fabrício Andrey, campeão aclamado após performance avassaladora no ADCC, e Kennedy Maciel, atual campeão europeu. Mourece Ramirez, faixa-preta recente de Márcio André, estreia nova fase em uma das divisões mais disputadas do Pan.
A corrida pelo primeiro lugar do pódio entre os leves deve ser liderada por nomes como Elijah Dorsey (Lloyd Irvin), Nathan Chueng (Fratres), Rolando Samson (Atos), Pablo Lavaselli (Atos) e Jackson Nagai, que entrou no torneio na divisão dos adultos em seu primeiro ano de Master 1. Mica Galvão é a aposta mais aclamada da divisão dos médios, com o nome escalado ao lado de Alehander Mariano, da Atos. No lado oposto, uma luta interessante se formou: Andy Murasaki, representante da Atos, em disputa contra Matheus ‘Mascote’, um dos talentos de Ulpiano Malachias da Gracie Barra.
Na divisão dos meio-pesados, Alex é um dos irmãos Munis que está em ação. Na ocasião, contra José Matheus Luna, da Checkmat. Manuel Ribamar, por seu posicionamento na chave, aguarda o vencedor dessa luta para colocar o seu Jiu-Jitsu em prática. Na mesma categoria de peso, ainda há espaço para competidores relevantes como Francisco Lo (Checkmat) e Servio Tulio (Gracie Barra).
Fellipe Andrew e Erich Munis são alguns dos destaques nas divisões mais pesadas
Nas divisões mais pesadas, Fellipe Andrew é uma aposta em potencial para o peso pesado, em uma chave que aparece Adam Wardzinski (Checkmat) e Luccas Lira (Atos). Os outros irmãos Munis, Erich e Anderson, vão vestir o kimono no super-pesado. Anderson Kauan, uma das apostas de Márcio de Deus, é também um atleta que promete atrair atenções no Pan. Entre as lutas do pesadíssimo, última divisão da lista, Gutemberg Pereira, da AOJ, está de baia em um dos lados da chave. Yatan Bueno, por sua vez, só poderá entrar em ação quando a luta entre Pedro Alex ‘Bombom’ e Levi Guimarães tiver a definição do vencedor.
Entre as lutas femininas, Duda Tozoni, uma colecionadora de títulos de Marcos Cunha, terá pela frente um combate contra Ana Carolina Soares, da AOJ, na divisão peso galo. Jhenifer Aquino, sob a bandeira da Atos, vai enfrentar a vencedora do topo da chave. Shelby Murphey, mais uma faixa-preta dos irmãos Mendes, participa da mesma divisão.
Bia Basílio e Brenda Larissa estão na disputa pelo ouro do Pan, em suas respectivas divisões
As lutas do peso pluma feminino, faixa-preta, também prometem batalhas de primeira classe, com nomes como Mayssa Bastos (AOJ), Amanda Canuto (GF Team), Brenda Larissa (Alliance) e Jessica Carolina (Fratres). Na divisão subsequente, a Almeida JJ chega com força total com Bia Basílio, um dos principais nomes do Jiu-Jitsu feminino da atualidade, e Maria Luiza Nunes, promessa da temporada na faixa-preta. Margot Ciccarelli, da AOJ, e Camila Roque, da Atos, também figuram na mesma categoria, peso pena.
Thalyta Silva, campeã europeia da Fratres, é um nome respeitado entre as competidoras do peso médio. Natália Zumba, outra representante da Almeida JJ, está na batalha pelo ouro da divisão. Letícia Cardozo, atleta da Alliance, e Gabi Pessanha, multicampeã da Infight e detentora do título de atleta mais dominante do Jiu-Jitsu feminino da atualidade, entre todas as divisões de peso, são alguns dos nomes que se destacam nas chaves do peso meio-pesado e super-pesado, respectivamente.