No primeiro dia de Pan-Americano da IBJJF, 20 de março, os campeões na faixa-azul adulto, masculino e feminino, já foram definidos, assim como já se destacaram as meninas da mesma divisão de idade, mas na faixa-roxa. Entre o peso galo e o absoluto, a equipe que mais apareceu nos resultados da faixa-azul, masculino, foi a Dream Art, seguida da AOJ, com participação sempre expressiva nos grandes torneios da IBJJF.
Logo no peso galo, a AOJ encabeça a lista de resultados com um campeão: Alexander Adrian Osorio Mendez. No pluma, quem levou o ouro do Pan para casa foi Jorge Antonio Macías Arista, representando a Renzo Gracie. Dominic J. Manno é mais um competidor formado pela AOJ que conseguiu a primeira colocação no pódio. A Atos também marcou presença entre os campeões da faixa-azul, com Quintan Gladstone Young sobressaindo entre os competidores do peso leve.
O campeão da divisão de peso e do absoluto foi Miguel Pablo Almeida Paiva, da Dream Art, atleta que disputou o Pan no peso médio. Na divisão dos mais pesados, a Dream Art formou mais um campeão: Mateus Cardoso Mendes, no meio-pesado. Lincoln Santos Silva, da Alliance, Max Hryhorczuk, da TAC Team e Jordan Davis, representando a Pedigo, foram os campeões do pesado ao pesadíssimo.
No primeiro ano na divisão dos adultos, Emily Leyva é campeã do pluma e do absoluto no Pan
Emily Leyva, cria da Atos que chegou no Pan com potencial enorme de deixar a sua marca, conseguiu de fato executar o objetivo. Peso pluma, a faixa-azul, em seu primeiro ano na divisão dos adultos, foi campeã no peso e no absoluto. Agatha Nigro, da Dream Art, outra competidora que atua sob holofotes, conseguiu o título na divisão super-pesado. No absoluto, ela ficou com o vice-campeonato. Mariana Ferretti Levi, da Carlson Gracie, foi a campeã do peso galo. Da equipe de Agatha, Any Karoline Oliveira ficou com a medalha de ouro no peso pena. Quinn Kaitlyn, da LEAD BJJ, Rea Silver-Chisholm, sob a bandeira da Unity e Davonna Marie Cohen, da Fabio Novaes BJJ, foram as campeãs do médio, meio-pesado e pesado, respectivamente.
Sarah Galvão fatura ouro duplo na disputa da faixa-roxa
O primeiro dia de Pan também colocou em ação as competidoras do adulto na faixa-roxa. A Atos de André Galvão também reinou com uma campeã no peso e no absoluto na graduação acima da azul. Sarah Galvão, com uma impressionante “omoplata chicken wing”, tornou-se campeã do peso leve no Pan. Mais adiante, faturou outro ouro, desta vez na disputa do peso aberto. As irmãs Funegra, Mia e Ashlee, campeã e vice, respectivamente, já fizeram o que era esperado delas e foram ao topo do pódio no pluma.
Eliza Carvalho Nascimento, joia de Márcio André, venceu por finalização na final do peso médio com um armlock clássico, o básico bem feito e rico em efetividade. A Almeida JJ, de Caio Almeida, fez uma campeã entre as roxas com Lumara Thais Santos, no peso galo. Sabrina Moreno Lourenço, da Dream Art, foi superior entre as penas. Lilian Jane Marchand, outro nome da Atos, Danielle Marie Olafson, da Luiz Palhares Jiu-Jitsu e Kathleen Brann, da Travis Lutter, foram as que melhor performaram nas divisões do médio ao super pesado.