A professora Nika Schwinden é uma entusiasta do Jiu-Jitsu feminino e faz um trabalho notável à frente da Gracie Barra Curitiba, ao lado do marido Rodrigo “Pimpolho” Fajardo. Nika se tornou referência no ensino da modalidade no país e é vista como uma das lideranças femininas da Gracie Barra.
Nika já alcançou feitos emblemáticos na comunidade do Jiu-Jitsu, como a realização do camp feminino da Gracie Barra, que reuniu cerca de 150 mulheres, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.
Nika e seu esquadrão estarão presentes no BJJ Stars 11, no dia 9 de setembro, em São Paulo. A equipe promete, literalmente, fazer barulho na chegada à capital paulista. A professora e empresária comprou 130 ingressos do evento. Ao todo, 100 mulheres e 30 homens vão sair de ônibus de Curitiba para São Paulo.
“A iniciativa começou mesmo antes do card ser lançado, apesar dele estar incrível. Nossa maior motivação foi apoiar na prática o evento que valoriza nossa categoria. Sempre batalhei para minhas palavras caminharem juntas às minhas ações, não poderia ser diferente”, afirma Nika, que também é psicóloga.
Nika reconhece que o GP Peso Pesado Feminino do BJJ Stars é um marco para as mulheres no esporte. A professora da GB Curitiba aponta que o Jiu-Jitsu feminino está em franca evolução e as lutadoras têm recebido cada vez mais oportunidades nos grandes eventos.
“Estamos em uma crescente incrível do Jiu-Jitsu feminino. Em março desse ano, realizamos o maior encontro de mulheres da história do Jiu-Jitsu. Foi um camp feminino da Gracie Barra que reuniu 150 mulheres com kimono. Esse evento só reforça o movimento que estamos fazendo há anos em prol do crescimento do Jiu-Jitsu feminino. Sou imensamente grata ao Fepa, ao BJJ Stars, e a cada pessoa que está apoiando de fato essa ação incrível”, reforça a faixa-preta.
Nika declara que a maior vitória da noite será a disputa do combate do mais alto nível do Jiu-Jitsu.
“Tenho as minhas apostas para quem vai vencer, porém, acredito que a maior vitória será essas oito mulheres dando aula de qualidade técnica e mostrando um Jiu-Jitsu para frente”, celebra a professora.