em

Nicolas Renier aponta os pilares que o tornaram um empreendedor de sucesso

Compartilhe!
Nicolas Renier VF Comunica Nicolas Renier aponta os pilares que o tornaram um empreendedor de sucesso
Nicolas Renier é o dono da NR Fight Club. Foto: Arquivo Pessoal

Nicolas Renier é uma autoridade no ensino do grappling na Europa. Dono de uma carreira vitoriosa na modalidade, o francês se consolidou como um dos líderes de academia mais respeitados do continente. Ao longo de sua jornada no esporte, Nicolas foi tetracampeão das seletivas do ADCC e participou de seis edições do maior evento de luta agarrada no mundo. Aos 37 anos, Renier passa toda a sua experiência adquirida nos tatames aos alunos.

Além de ser um exímio professor, Nicolas Reinier prosperou como empreendedor à frente da NR Fight Club. O francês é dono de três academias de luta em Paris e soma mais de 2500 alunos. Mas esta realidade nem sempre foi assim. Em entrevista ao VF Comunica, Nicolas afirmou que a sua mentalidade foi diferencial para ele entender seus erros e decolar como empresário.

“Demorei muitos anos para levantar minha academia porque é preciso ter uma mentalidade forte no começo. Algumas pessoas acham que vão prosperar como dono de academia só porque treinam há bastante tempo, mas é um negócio completamente diferente. Até mesmo sabendo, eu não fazia tudo certo para administrar minha academia como um negócio. Acho que a maioria não tem uma boa mentalidade e sempre arrumam uma desculpa para mascarar a própria culpa”, compartilhou Nicolas.

Nicolas explicou por que alguns atletas renomados não conseguem ter uma academia próspera e apontou as principais diferenças entre ser atleta e dono de uma escola de luta.

“Acho que é o mesmo processo. É necessário estudar e aplicar. Vamos errar e é fundamental tentar até acertar. A diferença é o que você vai ter que usar. São técnicas diferentes para se destacar nessas duas áreas. Para ser um professor de sucesso, é crucial se formar, testar, aprender com os erros e se manter atualizado. Esses são os principais caminhos para ser um professor de sucesso. Vejo que a paixão e o amor depositados no trabalho também são diferenciais para prosperar”, assegurou o faixa-preta de Luta Livre.

Nicolas Renier é um dos principais expoentes da Luta Livre no mundo e construiu sua reputação no meio graças ao trabalho consistente. Ele explicou como formou uma das equipes mais gabaritadas do grappling na Europa e relembrou seu começo no ramo.

“Meu maior foco era conseguir viver em prol da luta e pagar as minhas despesas. No início, eu não tinha patrocinador, então inaugurei a academia e criei a minha marca. A academia demorou a dar certo e, por um tempo, precisei dar seminários e vender roupas e vídeos. Por eu ser um dos poucos representantes da Luta Livre na Europa e por promover troca de faixas, a academia cresceu bastante. Tenho vários alunos de outras cidades e tento ajudá-los a distância. Faço ligação e converso bastante com eles, é um trabalho bem legal, porém, demanda tempo e consistência”, contou Renier.

O processo de liderar uma empresa não é fácil e requer maturidade, sabedoria e conhecimento para se diferenciar dos demais. Nicolas Renier apontou os erros mais frequentes cometidos pelos donos de academia e disse como mudou esse cenário no seu empreendimento.

“O maior erro que os professores cometem é colocar a culpa nos clientes e não escutá-los. Há um tempo, minha academia não estava indo bem e decidi colocar um plano único aos alunos. Mas rapidamente vi que esse modelo não funcionava e aprendi com o erro. Passei a levar mais em consideração as demandas e os pedidos dos clientes. Observo que diversos professores não têm um planejamento e focam em montar um time de competição e querem apenas atletas brabos na equipe. Só que ninguém fica duro de um dia para o outro. A maioria que chega para treinar não quer brigar, só com o desenvolvimento da técnica e do físico que pode virar um cara duro. Mas uma academia não é só formada de atletas de primeira linha, até porque muitos não têm condição de pagar a mensalidade”, reiterou o francês.

Uma dos debates mais quentes da comunidade do Jiu-Jitsu é se um lutador vencedor tem mais chances de ser um professor de sucesso que um faixa-preta que não compete. Nicolas garantiu que ser um campeão ajuda, mas é necessário entender que são profissões diferentes.

“Acredito que quem é campeão tem mais chances de ser um bom professor. Mas será que ele vai deixar o ego de lado e entender que atleta e professor são funções diferentes? A personalidade do cara, o material humano disponível e o local da academia são os fatores que mais influenciam. Vejo poucos professores bons que nunca se destacaram nos campeonatos”, declarou o craque do grappling.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

WhatsApp Image 2023 09 18 at 12.15.04 VF Comunica Outstanding, Bernardo Passos shines at grappling GP in Paris

Outstanding, Bernardo Passos shines at grappling GP in Paris

WhatsApp Image 2023 09 18 at 16.40.42 VF Comunica Nicolas Renier tells how he became a successful entrepreneur

Nicolas Renier tells how he became a successful entrepreneur