Neiman Gracie protagonizou uma volta galáctica ao grappling após ter atuação de gala na luta principal do ADXC, na última sexta-feira, em Abu Dhabi. O faixa-preta provou que seu Jiu-Jitsu segue refinado e finalizou Ben Henderson com um armlock das costas no quarto round.
Neiman retornou às competições de grappling após uma década dedicada exclusivamente ao MMA. O pupilo de Renzo Gracie é atleta do Bellator e possui um cartel de 12 vitórias e quatro derrotas nas artes marciais mistas.
Em entrevista ao VF Comunica, Neiman falou sobre seu futuro no MMA e deixou em aberto a possibilidade de migrar para outra promoção caso o Bellator encerre as atividades.
“Então, eu ainda não sei qual rumo o Bellator vai tomar. Já ouvi várias coisas, não sei se eles vão vender ou se o evento vai continuar. Tenho contrato com o Bellator, então não posso simplesmente sair e fechar com outra organização. Se o Bellator acabar, tenho que ver e fechar com outro evento, talvez o UFC, seria bem legal”, declarou Neiman.
Neiman comenta trash talking no Jiu-Jitsu
Um dos tópicos mais discutidos na comunidade do Jiu-Jitsu é o trash talking. O tema divide opiniões e tem sido cada vez mais aderido pelos atletas. Neiman afirmou que esse modelo de promoção de lutas não faz seu estilo, mas disse que pode deixar o combate mais apimentado.
“Eu não gosto, mas não sou contra. Estou vendo bastante agora no Jiu-Jitsu, com o Gordon e esse pessoal. Acaba que chama bastante atenção, mas depende da pessoa. Não faz o meu estilo, então seria forçado demais e falso se eu tentasse fazer. Cada um tem seu estilo. Não sou contra, mas não aprovo tanto. Acho que dá uma apimentada, às vezes também é legal”, contou o Gracie.
Neiman e Gordon se conhecem de longa data. Gordon é aluno de John Danaher, faixa-preta formado por Renzo, então já treinaram diversas vezes em Nova York. Neiman destacou o nível técnico de Gordon e comentou o personagem que o americano interpreta na frente das câmeras.
“Treino com ele desde que ele era faixa-roxa. Faz muitos anos, desde que ele era magrinho, agora ficou grandão. Então, treino com ele há mais de dez anos todos os dias. Realmente, o Gordon é um cara fora da curva, muito bom tecnicamente, não só por ele ser grande. Ele é totalmente diferente sem a câmera. Eu achava até engraçado porque a gente estava conversando e ele era mais quieto. Só que eu abria o Instagram e via que ele estava falando barbaridades de bastante gente. Aí você repara que dá para separar quando o cara interpreta um personagem, tipo o Chael Sonnen, e o que ele realmente é”, reiterou Neiman.
Neiman opina sobre Charles x Makhachev
Além do ADXC, o UFC 294 agitou Abu Dhabi na última semana. Na luta principal, o russo Islam Makhachev nocauteou Alexander Volkanovski no primeiro round e manteve o cinturão dos leves.
Makhachev enfrentaria Charles do Bronxs, mas o brasileiro deixou o card após sofrer um corte no supercílio durante o sparring. Neiman ressaltou que acredita numa vitória por finalização de Charles, mas enalteceu a qualidade do russo.
“Acho o Makhachev muito bom porque ele tem um Jiu-Jitsu afiado, tem um wrestling afiado e uma trocação boa. É um cara completo, mas eu estava colocando minhas fichas no Charles. Acho que se ele entrasse bem, teria grandes chances de ganhar essa luta. Acredito que o Charles ainda pode ganhar por finalização”, finalizou Neiman.