No penúltimo dia de Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu em Long Beach, na Califórnia, acontecem as disputas do absoluto faixa-preta adulto. Erich Munis, da Fratres, atual campeão entre os super-pesados, já garantiu vaga na final, com nome carimbado na última ponta de uma das chaves do peso aberto.
Para conseguir avançar, ele venceu Nicholas Maglicic, da Atos, na primeira eliminatória. Na luta seguinte, Munis foi superior a Ashur Samir (TAC Team). Nas quartas, foi a vez do faixa-preta da Fratres encarar e vencer Mateus Rodrigues, representante da AOJ. Na semifinal, Munis entrou em rota de colisão com Marcus ‘Scooby’, que conduziu excelente campanha em seu caminho no absoluto. Com uma chave de braço inusitada, usando o cadeado do omoplata, Erich Munis obteve seu lugar na disputa final do absoluto, agendada para amanhã.
Jansen Gomes, que surpreendeu ao se inscrever no absoluto, tomou a dianteira na chave do peso aberto para chegar cada vez mais perto do ouro. Atual campeão mundial entre os médios, lutando esse ano no meio-pesado, o faixa-preta da Checkmat começou a sequência de desfechos positivos sobre Alexandre Papa Manara, da Lotus, vencendo com uma finalização por kimura. Na sequência, Jansen garantiu a vitória no confronto contra uma das promessas da Infight para o Mundial – Anderson Kauan, aluno de Márcio de Deus.
Nas quartas de final, ‘Nenego’ ficou frente a frente com Gutemberg Pereira, faixa-preta da AOJ, atual campeão absoluto do Pan e do Europeu. Com uma estratégia que o deixou na frente na pontuação, por 9×2 de virada, Jansen Gomes avançou no confronto contra Gutemberg e reservou o seu lugar na semi do absoluto no Mundial 2024.
Meyram Maquiné, mais um atleta que surpreendeu ao incluir seu nome na lista de inscritos no peso aberto, foi o oponente de Jansen na semifinal. Na quartas, o faixa-preta que foi campeão entre os plumas em 2022 venceu Roberto ‘The Natural’ Jimenez por uma diferença de apenas três vantagens. Na luta entre Jansen e Meyram, competidores do meio-pesado e pena, quem levou a melhor foi o campeão mundial da Checkmat, que passou pela semifinal garantindo uma vitória por pontos.