Foi dada a largada no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF que acontece todos os anos, tradicionalmente, na Pirâmide de Long Beach, na Califórnia. No primeiro dia de competição, dia 30 de maio, Vitoria Gabriella brilhou no torneio e foi promovida à faixa-preta no pódio depois de faturar o ouro duplo – campeã no peso médio e nas disputas do aberto. Com o resultado, são três ouros duplos em competições do Grand Slam da IBJJF. No Pan-Americano e no Brasileiro, competições que antecederam o Mundial, Vitória também voltou para casa com duas medalhas douradas no peito.
Na disputa final entre as atletas do peso médio, a representante da Castro Team enfrentou e venceu Gabrielle Czernik, da Movement Art. No absoluto, para sair com a vitória, venceu Isabely Silva, atleta da GFTeam, que ficou com o ouro do super-pesado.
Yasmyn Castro, aluna de Márcio André, no Arizona, também foi promovida à faixa-preta pelo professor. Depois de três lutas com três finalizações, Yasmyn dominou o peso galo após passar ilesa por Camila Carolina dos Santos, da Lótus Club, na disputa final. No pluma, Thaynara Victoria, da DreamArt, venceu Lauren Hanako, da AOJ, que ficou com a segunda colocação.
Cássia Moura, talento lapidado Bruno Bastos que no ano passado subiu ao pódio do Mundial para receber o ouro, ainda na faixa-azul, repete o feito em 2024, mas agora com a marrom na cintura. Foram quatro lutas com taxa de finalização em 100%. Na final do peso-pena, ela venceu Caroline Brunacio, representante da GFTeam. Cássia também se aventurou no absoluto e conquistou mais uma medalha na chave, a de bronze. No final da sua participação no evento, ela acumulou mais uma conquista: recebeu a faixa-preta no pódio.
Emily Pakulski, da Unity Jiu-Jitsu, já conhece a sensação de ser campeã mundial. Ela obteve esse título nas faixas azul e roxa e agora reproduz a conquista na faixa-marrom. Na final do peso leve, ela reservou a prata a uma atleta AOJ, Valentina Lodi, superada no confronto final.
Nas divisões meio-pesado e pesado, as atletas que se destacam na faixa-marrom adulto no Campeonato Mundial da IBJJF foram Maria Eduarda Nogueira, da Fratres, e Anabel Lopez, da Checkmat, respectivamente. No pódio do meio-pesado, a Fratres emplacou uma dobradinha, com o ouro de Maria e a prata de Giovanna Xavier. Na categoria da sequência, peso pesado, Anabel venceu Cleidiane Ferreira, da equipe Alliance, no último duelo da chave.
Nesta quinta, três divisões da faixa-roxa, no feminino adulto, tiveram suas campeãs definidas conforme o cronograma da competição que vai até domingo. Mia e Ashlee Funegra, da AOJ, favoritas ao título, agiram de acordo com as estatísticas a favor delas. Ambas foram campeãs de suas divisões de peso e, merecidamente, receberam a faixa-marrom no pódio pelas mãos do professor Guilherme Mendes.
No peso galo, Mia venceu Lumara Thais Santos, da JFC Almeida, que ficou com a prata e, na categoria em seguida, a pluma, foi a vez de Ashlee brilhar ao vencer Kamilly Silva (GFTeam) na final. Giovanah Oliveira, mais uma aluna de Caio Almeida nas cabeças do Mundial, foi a grande campeã do pena. Na disputa final, ela foi superior a Keanna Carolyn, da Gracie Barra.
No adulto faixa-azul, o grande campeão do absoluto foi João Paulo Silva, lutando pela DreamArt. Na divisão pesado, ele também protagonizou campanha vencedora, passando por todos os seus adversários e vencendo, na final, Lincoln Santos, da Alliance. No pódio do absoluto, João teve a companhia de Miguel Pablo Almeida, colega de equipe da DreamArt que fechou com ele a final. Mais leve, pertencendo ao peso médio, Miguel foi bem-sucedido na divisão e ficou com o ouro na final disputada entre ele e Isaac Manu Sankersingh, da Athlas Training Team, segundo colocado.
O absoluto feminino da faixa-azul, na classe dos adultos, foi dominado por Nikolett Kis (Sigma Jiu-Jitsu), atleta do peso leve, que ficou com o terceiro lugar na divisão de peso. Na luta final do peso aberto, ela enfrentou outra atleta das divisões mais leves: Emily Lynn, do pluma, que chegou até à final do absoluto, sendo parada pela campeã da Sigma no duelo pelo ouro.
No peso galo masculino, o faixa-azul Alexander Adrian, da AOJ, garantiu o ouro ao enfrentar Samuel Victor Ladislau, da Vision, na final. Por falar em Vision, no pluma e no pena a equipe fez dois campeões, Stuart Gregory e Guilherme Theo. Nos confrontos do peso leve, Rodrigo Araujo Rosa, da Checkmat, demonstrou jogo vencedor sobre Jared Alec Wade, que representou a Atos no confronto.
Na última luta da chave do meio-pesado, dos atletas da faixa-azul adulto, deu Alliance com Freddy Lele Talla, que foi mais efetivo que Mateus Cardoso Mendes, da DreamArt, que ficou com o título de vice-campeão. Michael Lawrence Bulkin, lutando pela Alliance, foi quem recebeu a medalha de ouro nos confrontos do super-pesado. Ele venceu Italo Giulio Porcedda, da Cícero Costha, na luta decisiva da categoria. Yan Goulart, talento da Alliance, foi campeão do pesadíssimo ao vencer Oliver Oskar, da Dynamix. Ele também participou das disputas do peso aberto e ficou com a medalha de bronze.
O time feminino de Caio Almeida já colocou uma de suas integrantes no topo do pódio no Mundial. Marina de Souza Barbosa foi a campeã do peso galo, faixa-azul adulto, ao vencer Kamila Abreu da Silva, competidora da DreamArt. Na divisão da sequência, peso pluma, Jeniffer Eduarda, da Vision, se saiu melhor que Emily Lynn, talento de André Galvão, que ficou com duas pratas no Mundial.
Mais uma atleta da DreamArt garantiu um ouro no Campeonato Mundial da IBJJF. Nas disputas do peso pena, a faixa-azul Any Karoline Oliveira foi mais técnica que Sophia Abranches, da Vision, na luta final. Megan Jane Cook foi a dona do ouro do leve. Ela venceu Alexandria Faith, da TAC Team, na última luta dessa categoria de peso.
O peso médio da faixa-azul adulto feminino foi dominado por Ana Clara Regiani, da Cícero Costha. Ana Beatriz Alves, atleta da DreamArt, assumiu o segundo lugar no pódio. Kelly Vitória Tavares, mais uma medalhista de ouro da Vision, foi melhor que Raven Lavania, representante da Six Blades, na luta final da divisão meio-pesado.
Nas categorias mais pesadas, pesado e super-pesado, as lutadoras mais dominantes da faixa-azul adulto foram Aleksandra Andric e Daniele Daltro, ambas da GFTeam. Aleksandra demonstrou tática superior na final do peso pesado contra Vida Maria, da Gracie Barra, que ficou com a prata. Para sair campeã na próxima divisão, a super-pesado, Daniele teve que vencer Carolina Granzotto, na última luta da chave.