em

Mo Al Hosani abre o jogo sobre o ADXC, revela nomes do próximo card e aponta para o futuro

A próxima edição do evento, o ADXC 4, está agendada para o dia 18 de maio, em Paris

Mo Al Hosani em coletiva de imprensa durante a semana de luta do ADXC 2, em Abu Dhabi. Na imagem, ele aparece ao lado de Espen Mathiesen, Bruno Lima, Aljamain Sterling e Ffion Davies.
Mo Al Hosani em coletiva de imprensa durante a semana de luta do ADXC 2, em Abu Dhabi. Na imagem, ele aparece ao lado de Espen Mathiesen, Bruno Lima, Aljamain Sterling e Ffion Davies. Foto: @mjalhousani

Mohammed Jassim Al Hosani é a mente pensante por trás do casamento das lutas do ADXC, evento que mescla em um mesmo card confrontos com e sem kimono, todas eles desenvolvidos dentro do cage sob um conjunto de regras que implementa rounds e um tempo consideravelmente reduzido. Tudo em nome do entretenimento proporcionado por lutas mais dinâmicas. Em entrevista ao VF Comunica, Mohammed falou sobre o status atual do ADXC, um evento cobiçado por atletas do mundo todo, planos para o futuro e a percepção, por parte da organização, do Brasil, país que sediou a terceira edição do ADXC, realizada em março em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Enquanto esta matéria é redigida, os preparativos para a edição de número 4 do ADXC estão acontecendo a todo vapor. Paris, região em foco por conta das Olimpíadas de 2024, foi a cidade eleita para receber mais um evento da entidade. “O plano é revelar talentos da região, então o ADXC 4, na França, será composto por atletas da Europa, em sua maioria, e da França em específico.”. Espen Mathiesen, Ffion Davies e Leon Larman são atletas europeus confirmados no ADXC 4, segundo Mohammed.

Leia a entrevista completa abaixo!

VF COMUNICA: O ADXC é um dos eventos que está ganhando cada vez mais prestígio no cenário, com uma estrutura excepcional e a participação de atletas renomados. Qual é o principal objetivo do evento?

MOHAMMED JASSIM AL HOSANI: O ADXC tem como meta se tornar uma plataforma global na indústria de Jiu-Jitsu e grappling, mas ao mesmo tempo complementando outras entidades ao adicionar um conjunto de regras diferente nessa mistura. O objetivo principal é fazer com que atletas de Jiu-Jitsu e grappling se aproximem do universo do MMA (independentemente se fizeram a transição ou não), e ao mesmo tempo fazer com que os lutadores de MMA desenvolvam suas habilidades no grappling, mantendo-os ativos entre as suas lutas. Tudo isso enquanto preservamos nossos valores de produção e as atividades da semana da luta, essencial para abordar esses atletas como profissionais.

VF COMUNICA: A quarta edição do ADXC vai desembarcar na Europa, na França. O que podemos esperar dessa edição? Você já tem nomes confirmados?

MOHAMMED JASSIM AL HOSANI: Em todo lugar que vamos, o plano é mostrar talentos da região. Então, o ADXC na França será composto majoritariamente por atletas da Europa e da França, em específico. Alguns dos maiores atletas atletas europeus do mundo estarão no card, como Espen Mathiesen, Ffion Davies, Leon Larman, entre outros.

VF COMUNICA: O formato e as regras que regem o card, com lutas de Gi e No Gi dentro do cage em um tempo reduzido, torna as lutas mais dinâmicas. Você acha que esse método faz com que os combates sejam mais atrativos para o público?

MOHAMMED JASSIM AL HOSANI: Sim, eu acho. Eu acredito que com o tempo os atletas irão compreender as regras e serão capazes de ajustar suas estratégias e performance de acordo com essas regras. Será nesse momento que nós vamos começar a ver lutas com entretenimento, sobre uma base consistente. Agora, o conceito é relativamente novo, especialmente com os atletas competindo de kimono. Como vimos no ADXC 3, alguns atletas lutaram muito bem, considerando que era, para a maioria, a primeira vez performando de kimono dentro do cage. 

Mo Al Hosani foi host em um evento vinculado ao UFC no Abu Dhabi Showdown Week.
Mo Al Hosani foi host em um evento vinculado ao UFC no Abu Dhabi Showdown Week. Foto: @mjalhousani

VF COMUNICA: Como você avalia o ADXC 3 que aconteceu no Brasil? Com relação à recepção do público, performance dos atletas e estrutura do país.

MOHAMMED JASSIM AL HOSANI: Sem dúvida foi a nossa melhor edição até agora. Excluindo uma luta ou outra, cada atleta do card chegou pronto para performar mesmo. Nós tivemos um recorde de seis finalizações nesse card, o que consideramos excepcional e decidimos ceder um total de seis bônus aos atletas. Nós quebramos o recorde também de maior público e isso não aconteceria sem o apoio do governo local em Balneário Camboriú, dedicado a fazer com que a semana de luta acontecesse. O comitê do ADXC já está planejando um segundo evento no Brasil esse ano por conta do sucesso do ADXC 3.

VF COMUNICA: Lutar no ADXC é o sonho de muitos atletas. O que um competidor precisa ter para chamar a sua atenção?

MOHAMMED JASSIM AL HOSANI: Nós damos prioridade aos atletas que competem no circuito da AJP. Então, acumular pontos e entrar no ranking da AJP são fatores que atendem uma grande parte do nosso processo de seleção. Nós também observamos outras organizações, mas o mais importante é o estilo e a performance do atleta. Eles são atletas que animam? O estilo deles proporciona uma performance capaz de entreter dentro das regras do ADXC? Nós focamos em atletas com mentalidade de luta mais agressiva, com taxas altas de finalização.

VF COMUNICA: Ao longo do ano, quais são as suas expectativas para mais eventos do ADXC? Podemos esperar mais uma edição no Brasil esse ano?

MOHAMMED JASSIM AL HOSANI: Sim, como citei antes, e diante da recepção positiva do ADXC 3 pelo público brasileiro e pela comunidade do grappling no mundo todo, nós planejamos ir ao Brasil novamente na segunda metade do ano. Também anunciamos dois eventos que serão realizados em Abu Dhabi, em agosto e outubro, durante as semanas do UFC Showdown.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Meyram Maquine e Samuel Nagai vão duelar no BJJ Stars 12 em confronto de Jiu-Jitsu

Meyram e Nagai analisam confronto antes do BJJ Stars 12

Bernardo Passos promete estreia agressiva no ARES FC