Por Danny ODonnell
Quando o BJJ Stars anunciou o seu 8º evento a ser realizado em São Paulo, no dia 30 de abril, os fãs de Jiu-Jitsu estavam ansiosos para que as chaves do GP do Médios fossem anunciadas. O Grand Prix de Pesos Médios apresentava não só os campeões mundiais estabelecidos na faixa-preta, mas também atletas da nova geração que pretendiam enfrentar desafios maiores nas suas carreiras. O GP foi formado por Leando Lo, Lucas “Hulk” Barbosa, Roberto Jimenez, Wallison Oliveira, Leonardo Lara, Pedro Machado, Mica Galvao, e Mauricio Oliveira.
Apesar das espetaculares atuações das estrelas do Jiu-Jitsu como Beatriz Mesquita, Demian Maia, Fabricio Andrey, e Gutemberg Pereira, foi o faixa-preta Mica Galvão que roubou o espetáculo. A sua primeira partida foi contra sete vezes o campeão mundial da IBJJF, Leandro Lo.
Provavelmente a partida mais antecipada da noite, Mica controlou o ritmo durante todo o jogo. Ele atacou Lo a partir da guarda fechada, ameaçando raspagens e finalizações e mantendo-o fora de equilíbrio. Foi numa tentativa de omoplata que rendeu uma vantagem para Mica e, em última análise, a vitória.
A sua segunda partida foi contra o campeão brasileiro Mauricio Oliveira. Mauricio puxou a guarda e raspou Mica, mas uma lesão subsequente, enquanto estava por cima, obrigou-o a sair do jogo. Mica iria enfrentar Lucas “Hulk” Barbosa na final. Lucas, duas vezes campeão mundial de faixa preta pela IBJJF, tinha vencido Roberto Jimenez e Leonardo Lara para avançar para a final.
A partida foi disputada, na sua maioria, em pé, quando ambos os concorrentes tentaram fazer suas quedas durante todo o jogo. Faltando cerca de um minuto, Lucas tentou uma entrada de queda que Mica defender. Depois, logo em seguida, Mica agarrou a perna de Lucas e o derrubou, onde Lucas acabou acabou expondo as costas. Mica logo o atacou num arco e flecha para finalizar e colocou um selo de melhor desempenho da sua carreira de faixa preta.
Mica irá competir no próximo fim de semana no Campeonato Brasileiro, seguido do Campeonato Mundial de IBJJF de 2022. Após a temporada de kimono, ele vai competir no ADCC em setembro.
Os resultados completos para do BJJ Stars 8 podem ser encontrados abaixo:
Quartas de final do GP dos Médios:
Lucas Barbosa venceu Roberto Jimenez por pontos (2-0)
Leonardo Lara venceu Wallisson Oliveira por pontos (5-2)
Mica Galvao venceu Leandro Lo por vantagem (1-0)
Mauricio Oliveira venceu Pedro Machada na decisão dos árbitros
Semi final do GP dos Médios:
Lucas Barbosa finalizou Leonardo Lara v (armlock)
Mica Galvao venceu Mauricio Oliveira por lesão (joelho)
GP dos Médios final:
Mica Galvao finalizou Lucas Barbosa (estrangulamento pelas costas)
Superlutas:
Demian Maia finalizou Alex “Cowboy” Oliveira (triângulo)
Felipe Pena venceu Henrique Cardoso por punição (2-0)
Gutemberg Pereira finalizou Fellipe Andrew (guilhotina)
Fabricio Andrey venceu Alex Sodre por decisão
Beatriz Mesquita finalizou Julia Boscher (armlock)
Marcos Petcho finalizou Lucas Protasio (guilhotina)
Mariana Rolszt finalizou Thais Loureiro (armlock)