em

Marcos Cunha comenta sobre profissionalização no Jiu-Jitsu: “O mercado cresceu”

Líder da TMC está finalizando estrutura de ponta para dar suporte aos atletas no Brasileiro da IBJJF, em Barueri

Um dos atletas de destaque, uma promessa de Marcos Cunha no acúmulo de pontos no ranking, é o faixa-preta adulto Bruno Sena, terceiro lugar no Pan de Jiu-Jitsu, na divisão peso galo.
Bruno Sena e Marcos Cunha comemoram pódio no Pan de Jiu-Jitsu. Foto: @marcosvscunha

A profissionalização do esporte é um tema que hoje move professores e atletas. Para o competidor que tem como objetivo viver disso, a tendência atual de fazer dinheiro com Jiu-Jitsu, dentro e fora do tatame, mudou completamente a perspectiva com relação à realidade do passado. Quanto ao professor, não dá mais para ignorar o fato de que há pessoas de fora, com talvez melhores propostas, de olho no seu atleta. É preciso jogar limpo, colocar as cartas na mesa, para evitar decepções no futuro. É exatamente o que Marcos Cunha faz, líder da TMC, uma das grandes equipes presentes nos torneios mais relevantes do cenário.

“Eu falo abertamente com eles com relação a isso, como está o mercado do Jiu-Jitsu atualmente e o que eles precisam para serem vistos. A postura fora do tatame, a postura nas redes sociais, como eles precisam se divulgar, aparecer na mídia com um trabalho real e não fake. Se eles escolheram isso para a vida deles, precisam ser comprometidos e dedicados ao processo. Se por acaso eles receberem uma proposta é porque o trabalho está valendo a pena, fico feliz com isso. Se isso vai mudar a vida do atleta, vai mudar a vida da família dele, não tem porque eu prendê-lo. Muito pelo contrário, eu vou apoiar essa nova caminhada.”, afirmou com maturidade à equipe do VF Comunica.

Marcus Cunha levou atletas para lutar nos Estados Unidos pela primeira vez

A equipe Team Marcos Cunha tem se desenvolvido muito bem em diversas esferas, como material humano, presença nas principais competições e mentalidade profissional. Para o Pan, o time trouxe atletas que nunca tinham pisado nos Estados Unidos antes. Marcos Cunha, um dos responsáveis pela concretização dessa oportunidade, ficou bem satisfeito com o resultado. 

“Foi um bom termômetro para testar os meus atletas, muitos estavam chegando pela primeira vez nos Estados Unidos e, consequentemente, lutando pela primeira vez nesse torneio. Eu precisava sentir a postura desse atleta lutando em um grande evento nos EUA. Minha galera está pronta, o que passou foi por detalhes que já estão sendo corrigidos nos treinos. Vamos chegar ainda mais preparados para o Mundial.”, analisou.

Marcus Cunha e seus atletas em um treino de Jiu-Jitsu
Marcus Cunha e seus atletas em um treino de Jiu-Jitsu. Foto: Arquivo Pessoal

Bruno Sena, faixa-preta adulto, é nome que promete desempenho satisfatório na temporada

Um desses atletas de destaque, uma promessa da TMC no acúmulo de pontos no ranking, é o faixa-preta adulto Bruno Sena, terceiro lugar no Pan da IBJJF, na divisão peso galo. “O Bruno ‘Seninha’ é muito dedicado e comprometido com o processo, gosta muito de estudar e mesmo sendo um peso galo, não coloca limites no seu treino. Ele está pronto para o topo.”.

Antes do Mundial na Pirâmide, a TMC vai chegar em peso em Barueri, em São Paulo, para disputar o Brasileiro. O intuito é fazer com que os atletas inscritos se preocupem unicamente com os treinos para competir em um dos torneios mais disputados a nível internacional. Portanto, a estrutura da equipe está sendo fortalecida. 

“Nós temos um foco muito grande no Brasileiro, estamos alugando uma casa para minimizar as despesas dos atletas, com um coach 100% focado em atender os competidores. Assim, eles conseguem ficar completamente focados nos treinos. Estamos montando uma estrutura de suporte, para que os atletas cheguem, não somente no Brasileiro, mas em outros eventos, com uma maior tranquilidade.”, concluiu.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Ex-Bellator, Ilara Joanne comemora oportunidade de lutar em torneio da PFL

Ex-Bellator, Ilara Joanne comemora oportunidade de lutar em torneio da PF

Quarta edição do Big Wars, evento de lutas casadas de Jiu-Jitsu, acontece hoje em São Paulo