em

Marcio de Deus comenta ascensão da TMD House e prevê futuro glorioso

Marcio de Deus é o líder da TMD House. Foto: Reprodução/Instagram

Marcio de Deus faz um trabalho impactante na cidade de Deus e transforma vidas por meio do Jiu-Jitsu na comunidade carioca. O professor lidera o projeto social TMD House e usa o esporte como ferramenta social. O faixa-preta tornou o time um celeiro de campeões e já revelou diversos talentos, como a rainha Gabi Pessanha, Anderson Kauan e Maria Cláudia Silva, por exemplo. 

“MD” iniciou o projeto há mais de uma década e hoje colhe os frutos da consistência e da dedicação intensa ao longo dos anos. Hoje, a Infight é uma das equipes mais respeitadas no circuito competitivo e os atletas da escola são inspiração para uma legião de jovens moradores de comunidades. 

Em entrevista ao VF Comunica, Marcio de Deus listou as principais adversidades que superou no decorrer dessa temporada.

“Os principais obstáculos, especialmente numa academia de comunidade, são a questão financeira e a mentalidade para fazer eles acreditarem que é possível conseguir recursos para lutar nos grandes eventos. Essas são as maiores superações do nosso trabalho. Não é vitimismo, até porque se vitimizar não resolve os problemas. Então, precisamos correr atrás e fizemos acontecer. A equipe está cada vez mais forte, maior e respeitada”, disse Marcio.

Não foi apenas a realidade dos alunos que mudou mediante o sucesso da TMD House. Marcio é um dos líderes mais condecorados do Jiu-Jitsu e seu nome ecoa com unanimidade em todos os cantos. Ele comentou que o trabalho ainda está no começo e afirmou que novas estrelas surgirão na equipe.

“É um reflexo, o time cresce e os resultados aparecem, mas tenho total consciência de que ainda estamos no início. Falo isso e as pessoas não entendem, não temos apenas a Gabi, nossa safra está ótima. Todo ano surgem novos talentos nossos nas faixas coloridas e a tendência é crescer cada vez mais. Com isso, a fama vem e vamos prosperar se usarmos isso da maneira ideal. Consequentemente, o número de seminários aumenta, as pessoas passam a querer mais a nossa presença e os contatos de patrocinadores também tornam-se mais frequentes. Encaro esse processo com naturalidade e vamos seguir em frente”, ressaltou o professor.

Marcio acredita que, em certos momentos, o líder precisa ser um líder solitário e assumir grandes responsabilidades. “MD” descreveu as principais funções de um professor.

“Têm certas coisas que o líder resolve sozinho. Às vezes, preciso tomar decisões por minha conta e raciocinar sem compartilhar com os outros. O líder precisa estar forte a todo momento para ser apoio para os alunos e estar sempre em busca de sabedoria e conhecimento. É difícil lidar com tantas pessoas diferentes, só que tentamos, por meio da paternidade, amar, cuidar e aconselhar. O principal papel do líder é servir. O líder não é o mais importante, mas é o servo. A forma que lideramos os alunos tem sido o nosso diferencial”, garantiu Marcio.

É cada vez mais recorrente ver atletas da TMD House no topo dos principais campeonatos, especialmente nas faixas coloridas. Marcio mencionou os principais nomes da TMD House a serem observados de perto e apontou que o time virá ainda mais fortalecido no ano que vem.

“A Gabi é uma estrela do Jiu-Jitsu mundial e o Anderson Kauan acabou de fazer a final do absoluto do Sul-Americano. Na verdade, Anderson já foi campeão brasileiro nas faixas coloridas, venceu alguns Opens peso e absoluto e tem traçado um caminho de sucesso. Ele está na faixa-preta há poucos meses, mas já subiu no pódio em três eventos. Outro destaque é a Ana Luiza, que foi campeã do Europeu, Pan Kids, Brasileiro e Sul-Americano e nesse ano ganhou o Mundial no juvenil. Temos também a Maria Cláudia, campeã mundial em todas as faixas e que já venceu alguns eventos na preta. Nossa equipe tem diversos atletas de ponta para brigar nos campeonatos. Nosso time investe na base e vamos com a equipe ainda mais forte no Brasileiro do ano que vem”, reiterou o professor.

O livro lançado por Marcio de Deus é um verdadeiro sucesso e inspira diversas joias oriundas de comunidades. Ele contou a mensagem que espera passar com a obra.

“A caminhada é dolorida, porém, o mais importante é entendermos que somos servos, que a vida é passageira e que precisamos dar o nosso melhor todos os dias. Aprendo que o trabalho devolve. Quanto mais trabalhamos, mais vamos conquistar. Já estamos na segunda tiragem do livro e passamos mensagens de fé, esperança e superação. Isso impacta a vida das pessoas de forma positiva”, concluiu MD.

Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

Irmão de Lucas Pinheiro, Luis Tambaqui comenta expectativa para o Europe BJJ Cup

Otto Rodrigues celebra estreia vitoriosa no Bellator: “aconteceu exatamente como o planejado”