em

Luciano Bernert fala sobre sucesso da equipe e aponta jovens promessas da equipe do Mundial 2024

Professor lidera a Start Doing, um dos times de competição mais fortes do Brasil

Maria Luiza, Márcio Cruz e Jeferson Medeiros. Joias da Start Doing de Luciano Bernert.
Maria Luiza, Márcio Cruz e Jeferson Medeiros. Joias da Start Doing. Foto: Arquivo Pessoal

Luciano Bernert, na condução da Start Doing, só tem motivos para comemorar o crescimento do time. Em seu primeiro ano de independência, os competidores estão se destacando com performances campeãs, garantindo vaga no topo do pódio. No Floripa Open, da CBJJ, o time ficou com a terceira colocação, resultado que mostra a trajetória ascendente da equipe com centro de treinamento localizado em Santa Catarina. 

A Start Doing estará presente no Mundial da IBJJF. Um dos maiores torneios de Jiu-Jitsu do calendário anual, que acontece neste momento em Long Beach, na Califórnia. Três atletas vão defender a bandeira da equipe na Pirâmide – Maria Luiza, Márcio Cruz e Jeferson Medeiros.

Leia abaixo a entrevista completa com Luciano Bernert:

VF COMUNICA: Luciano, como você avalia o crescimento do time em comparação à última temporada?

LUCIANO BERNERT: Avalio como uma fase significativa de evolução e aprendizado. Temos trabalhado duro para melhorar nossas estratégias e fortalecer o espírito de equipe. Cada campeonato nos oferece lições valiosas que aplicamos para corrigir erros e aprimorar nosso desempenho. Acredito que esse processo de crescimento é essencial para nos preparar para desafios maiores e alcançar grandes conquistas no futuro. Estamos focados em nos tornar mais fortes e coesos, sempre buscando superar nossas limitações.

VF COMUNICA: A Start Doing pegou o terceiro lugar no Floripa Open. É uma conquista que reflete o comprometimento do time e o trabalho feito. O que essa conquista significa para você, especialmente?

LUCIANO BERNERT: Eu fico extremamente feliz com esse resultado. 2024 é o primeiro ano que a Start Doing está como uma equipe independente, e ver ela entre os primeiros de um campeonato da CBJJ é muito gratificante. Essa conquista significa que nosso Jiu-Jitsu se destaca dentro das competições.

VF COMUNICA: Você está sempre na linha de frente lutando, treinando com seus alunos. O que você acredita que essa atitude influencia nos mais novos?

LUCIANO BERNERT: Acredito que a liderança pelo exemplo é fundamental para inspirar os mais jovens. Quando eles me veem treinando e competindo ao lado deles, percebem que não estou apenas dando instruções, mas também me empenhando e me desafiando constantemente. Isso demonstra que, com dedicação e esforço, é possível alcançar nossos objetivos.

VF COMUNICA: Luciano, mais uma vez seus ataques no pescoço foram destaque na competição. Na sua análise, qual segredo para ter boas finalizações no pescoço?

LUCIANO BERNERT: O grande segredo está no meu curso de finalizações de pescoço na plataforma do Bjj protech (risos).

VF COMUNICA: Como está a preparação do seu time para o Mundial 2024? Quem são os destaques da equipe que vão representar?

LUCIANO BERNERT: O Start Doing Project será representado por três atletas, Maria Luiza, Márcio Cruz e Jeferson Medeiros. São três grandes nomes e que eu tenho grande admiração e acredito profundamente no potencial!

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Mundial 2024: Ingridd Alves está pronta para “fazer história”

Mundial 2024: Robson Chaves e Sarah Galvão são campeões do absoluto no segundo dia