Luciano Bernert vive um momento iluminado no Jiu-Jitsu e provou novamente que é um dos principais atletas da categoria master no cenário atual. No último fim de semana, Bernert brilhou no Campeonato Brasileiro Sem Kimono, disputado na Arena da Juventude, no Rio de Janeiro.
Luciano se consagrou campeão no master 2 peso médio e ficou com o bronze no absoluto. Ao longo de sua jornada na categoria, o atleta da Atos Florianópolis obteve 100% de letalidade.
Em entrevista ao VF Comunica, Luciano Bernert analisou seu desempenho e celebrou a ótima fase.
“Fiz três lutas na categoria, não sofri nenhum ponto e consegui três finalizações. Foram duas guilhotinas e uma chave de panturrilha a partir das costas. Estou embalado, nesse ano também fui campeão brasileiro com kimono, agora sem kimono, e há duas semanas, venci o absoluto no Mundial Master. Eu lutei no peso leve em Las Vegas e todos os adversários que enfrentei eram mais pesados que eu. A eficiência da minha guarda e o meu jogo de guilhotina têm evoluído muito e tenho dado cada vez mais trabalho aos passadores. Sei que a minha guilhotina tem funcionado demais e estou no auge do meu trabalho. Estou feliz demais com a minha evolução nas competições”, vibrou o faixa-preta.
Bernert é um especialista nos estrangulamentos com a gola e precisou adaptar seu estilo para ter a mesma eficiência nos campeonatos sem kimono. Ele contou detalhes desse processo e reforçou a qualidade de sua guilhotina.
“Eu fiz a transição no passado e comecei a aperfeiçoar minhas técnicas de estrangulamentos, principalmente a guilhotina. Antes, eu era limitado por causa do kimono, foi na faixa-roxa que eu fiz uma ótima adaptação ao nogi. Considero a guilhotina um golpe fenomenal porque expõe o passador. A maioria das pessoas passam com pressão, então um ataque de pescoço eficiente força o cara a recuar. Posso até não raspar, só que ele também não vai passar a minha guarda”, garantiu Luciano.
Apesar de ter um jogo afiado e finalizador, Luciano Bernert apontou que o seu maior diferencial em relação aos oponentes é a sua mentalidade.
“A confiança e o trabalho mental que eu faço me deixam preparado. São as pequenas vitórias no dia a dia que me fazem chegar aqui e me tornam bem completo. Se quiser deixar a mente forte, não erre durante a preparação”, concluiu Bernert.
Luciano é especialista nos estrangulamentos e tem um instrucional disponível na plataforma BJJ Pro Tech (@bjjprotech). Clique aqui para aprender direto da fonte.