Por Mayara Munhos
Atleta da Atos Jiu-Jitsu, Lucas Pinheiro “Bad Boy” assinou recentemente com o ONE Championship. Apesar de Lucas sempre ter sido mais focado em treinar e competir Jiu-Jitsu com kimono, ele é mais um dos atletas que optou por acompanhar a ascensão do grappling e tem se dedicado muito aos treinos sem pano.
“Fazer parte do ONE é gratificante demais e um sinal que meu trabalho está dando certo”, disse Lucas. “Além disso, é uma oportunidade muito boa de mostrar meu trabalho e ajudar minha família. Se der tudo certo, com essa primeira luta vou conseguir conquistar muito mais coisas e daí para frente, vou seguir minha vida, vivendo do que gosto, ajudando as pessoas e fazendo o que faço de melhor”, complementou o atleta.
Lucas assinou o contrato em junho de 2022 com duração de seis lutas ou dois anos, com possibilidade de extensão e migração para o MMA. A estreia do faixa preta é aguardada ainda para esse ano e, apesar de ainda não ter um adversário definido pela organização, ele faz parte da divisão peso mosca, mesma de Mikey Musumeci, atual campeão da categoria no grappling. Os dois já se conhecem muito bem por já terem se enfrentado algumas vezes em outros eventos.
Um objetivo antigo
Segundo Lucas, o desejo de fazer parte do ONE Championship não é de hoje. Nascido em Manaus, Amazonas, ele tem como referência o conterrâneo e ex-parceiro de treino Bibiano Fernandes.
“Uma pessoa que vi lutar muito o ONE foi o Bibiano Fernandes. Eu sempre treinei com ele, desde a faixa verde. Fui graduado faixa roxa por ele e pelo mestre Pina. Os caras amam ele lá (na Singapura), tanto que ele luta até hoje. Sempre tive ele como referência e sempre quis ter essa oportunidade de lutar no ONE. Eu sabia que teria que me dedicar muito para me destacar e ter essa oportunidade”, compartilhou Lucas.
Bibiano Fernandes é um dos maiores atletas brasileiros de MMA no ONE Championship e onze vezes campeão da categoria peso-galo.
Vivendo grande fase
Lucas Pinheiro tem vivido uma grande fase na carreira. Tri-campeão Pan Americano No-Gi da IBJJF, neste ano ele venceu o Campeonato Brasileiro da CBJJ e o ADCC Open, ambos sem kimono. Já no pano, ele foi o segundo colocado do Pan Americano da IBJJF e do Grand Slam de Abu Dhabi.
O atleta ainda tem alguns desafios antes de estrear no ONE: o Roma Open e o Europeu sem kimono da IBJJF, que acontece dos dias 10 a 13 de novembro em Lázio, na Itália. Será a primeira vez que Lucas competirá na Europa.
Em relação a estreia, “Bad Boy” vê como grande oportunidade de mostrar o talento dele para o mundo. “Eu só precisava de uma oportunidade. Sou o tipo de cara que quando pega a oportunidade, é difícil de perder. A gente aprende com os erros, já errei muito e hoje em dia evito repetir os mesmos erros. Sempre tento fazer o meu melhor”, disse.
Atualmente, Lucas vive em San Diego, na Califórnia e treina na sede da Atos Jiu-Jitsu com o professor André Galvão. Durante o camp do ADCC, ele aproveitou para afiar o grappling e fez parte de todo treinamento. Agora, é mais um momento de mostrar que o jogo sem kimono só tem melhorado e está no ponto.
“Estou treinando muito, muito feliz e animado com tudo. Desde o camp do ADCC eu venho evoluindo muito meu jogo sem kimono, venho trabalhando coisas diferentes, ganhando mais confiança nas posições e daqui para frente é isso. Do jiu-jitsu quem sabe eu coloco a luva de novo e sigo uma carreira diferente no MMA. Futuramente quero voltar a lutar MMA, mas agora o foco total é nessa primeira luta e com certeza vou dar além do melhor para ganhar”, concluiu o atleta.