No quinto dia de Campeonato Brasileiro da IBJJF, dia 24 de março, quarta-feira, entraram em ação as meninas da faixa-roxa, classe dos adultos. Lillian Marchand, atleta da Atos, foi a competidora que dominou a categoria do absoluto, fechando a disputa final com Sarah Galvão, colega de treinos desde a infância.
Em entrevista ao VF Comunica depois da conclusão da chave do peso aberto, as meninas treinadas por André Galvão se mostraram extremamente satisfeitas com o resultado. Quanto à performance campeã de ambas, elas disseram que lutar no Brasil é uma missão que entrega desafios diferentes: clima tropical, a torcida passional das adversárias e, principalmente, lutas mais do que duras.
Nas divisões de peso, Sarah e Lillian foram campeãs das divisões leve e meio-pesado, respectivamente. Nas lutas finais, Sarah venceu Bianca Barretto (Cícero Costha) por pontos e a colega de treinos levou a melhor no desfecho do meio-pesado ao finalizar Barbara Vitória (67 Pantanal).
Lutando com o apoio da torcida da Alliance, Janayra Nascimento foi a campeã do peso galo do Campeonato Brasileiro em Barueri, superando Kamily Takayas (Nova União) na disputa final. Na divisão da sequência, peso pluma, Kamilly Souza, da GFTeam, venceu Fernanda Santos (DreamArt) por pontos.
No confronto entre as atletas da faixa-roxa, peso pena, quem levou vantagem na luta pelo ouro foi Giovanah Oliveira, aluna de Caio Almeida, ao ser declarada vencedora por decisão da arbitragem. Ana Keyla Cunha, da Melqui Galvão, ficou com a segunda colocação.
Ágatha Adriane (CheckMat) tomou a dianteira na chave do peso médio vencendo por pontos a final com Luandra Soares (Fratres), atleta que faturou outra medalha no Brasileiro, a de terceiro lugar, na jornada do absoluto.
Na divisão peso pesado, Maria Raniele (Fratres) apresentou Jiu-Jitsu mais efetivo na disputa final com Maria Clara de Assis (Gracie Barra). Por isso, ela ficou com o ouro da categoria. Luane Carvalho, lutando pela Vision, foi a atleta campeã entre as competidoras do super-pesado. Na final, ela enfrentou Isadora Villa Nova (Equipe PH), conseguindo a vitória após aplicar um armlock.