Um dos principais nomes do grappling da atualidade, Kade Ruotolo, representante da Atos, defendeu o seu título dos leves no One Championship, realizado ontem, dia 28 de janeiro, em Tóquio, no Japão. A luta que colocou o cinturão em xeque foi contra Tommy Langaker, uma disputa com apelo de revanche, já que Ruotolo venceu Langaker por decisão no último combate entre os dois no One, que aconteceu em junho do ano passado. Enquanto aguardava a oportunidade de revanche contra o campeão do ADCC, Tommy reinou na IBJJF, sagrando-se campeão do Europeu e do Mundial sem pano.
Na edição do One de número 165, Kade Ruotolo entrou no cage na Ariake Arena determinado a assumir a liderança. O duelo entre os dois foi marcado por trocas de movimentações de wrestling, com Kade em estado de alerta para dar o bote em finalizações. Ao configurar o ataque em um crucifixo, Kade precisou improvisar e avançar para um armlock diante da defesa de Tommy, mas nova movimentação de saída por parte do norueguês frustrou Kade. Em certo momento da luta, tentativas de estrangulamento por triângulo de mão executadas pelo atual campeão foram boas apostas, quase certeiras não fosse a capacidade de Tommy em se desvencilhar.
Com o domínio mantido de forma permanente ao longo do round único, Kade Ruotolo manteve o título por decisão unânime dos árbitros. Como recompensa pelo desempenho, além do cinturão que levou de volta para casa, o grappler ganhou um bônus de 50 mil dólares pela performance, cedido pelo CEO da organização, Chatri Sityodtong.
John Lineker topa luta em cima da hora contra Aoki, japonês com fama de finalizador
O brasileiro John Lineker, ex-campeão mundial de MMA pela One Championship, participou do card após aceitar uma luta às pressas contra o japonês Shinya Aoki, que topou enfrentar o brasileiro literalmente no dia do evento. Sage Northcutt, o oponente anterior de Aoki, precisou abandonar o compromisso por conta de problemas de visto enfrentados por dois de seus coaches, como ele mesmo divulgou em suas redes sociais.
O problema maior diz respeito ao tempo para arquitetar a troca de adversários, já que o anúncio da saída de Sage, ex-lutador do UFC, aconteceu durante a transmissão do evento. Acionado em tempo recorde, um hora antes do confronto de acordo com o próprio Lineker, o brasileiro, que costuma lutar na marca dos 66 kgs, topou fazer uma luta de MMA que passou a ser classificada como peso aberto por conta dos 77 kgs do oponente japonês, da divisão dos meio-médios.
Com determinação fulminante e clara vantagem diante da disparidade dos pesos, Aoki saiu na frente com o ground and pound, se aproveitou da vulnerabilidade das costas do adversário, como um bom representante do Jiu-Jitsu, e finalizou Lineker com um mata-leão, ainda no primeiro round. Com a vitória, o lutador de MMA, um temido finalizador, também foi recompensado com a remuneração bônus de 50 mil dólares pela performance.