O embate entre Roberto “The Natural” Jimenez e Roosevelt Sousa era um dos mais aguardados pelos fãs de grappling, expectativa apimentada pela conhecida rivalidade entre os dois lutadores. Durante o combate, Roosevelt saiu na frente no placar contabilizando quatro pontos ao dominar as costas do oponente com os dois ganchos.
No entanto, o faixa-preta natural de João Pessoa não conseguiu manter o domínio por bastante tempo. Robertinho, por sua vez, escapou e pegou as costas, preparando o estrangulamento. Com a posição de domínio bem controlada, de fato, “The Natural” foi efetivo no ataque e finalizou. Robertinho garantiu o título de campeão absoluto no Mundial No Gi da IBJJF.
Conheça os campeões do Mundial No Gi 2023
Já no a outra vitória por finalização ficou por conta do combate entre os finalistas do peso super-pesado. Vinicius Trator mostrou habilidades perigosas de um bom guardeiro mas foi surpreendido após raspar. Javier Zaruski não se intimidou com os pontos que perdeu no placar e reverteu a luta finalizando no triângulo.
Nos pesos-penas, a luta foi marcada por um comportamento mais ligeiro dos atletas. Diego “Pato” demonstrou apuro técnico ao conseguir larga vantagem no placar, feito que lhe garantiu o título de campeão mundial dos penas. O acúmulo de pontos começou de forma bem clássica: puxada para a guarda, raspagem para passar em seguida, finalizando a contagem com o joelho na barriga do oponente Gianni Grippo.
Elder “El Monstro” Cruz foi o grande nome do peso-pesado, após vencer Adam Wardzinski por tr~es vantagens. Houve também campeão definido por decisão dos árbitros. De acordo com a análise dos juízes, Ronaldo Junior foi mais combativo que David Garmo, garantindo o primeiro lugar no peso meio-pesado.
Na final entre Lucas Valente e Deandre Corbe, no peso leve, ambos quase cederam a ataques de pé e tornozelo, mas a vontade de levar o ouro para casa falou mais alto e nenhum dos dois recorreu aos três tapinhas. No final, Lucas Valente levou a melhor nas vantagens.
Everton Teixeira venceu Riki Yoshinaga na disputa final do peso-galo. Entre os plumas, o confronto foi acirrado entre Edwin “Junny” Ocasio e Zach Kaina, que foi decida por uma vantagem. O norueguês Tommy Langaker manteve a ótima performance do dia anterior e conquistou a medalha de ouro no médio, após vencer Mike Perez por quatro pontos.
Veja os resultados completo aqui.