Foi contabilizado mais um dia do Campeonato Brasileiro da IBJJF, em Barueri, São Paulo. Na segunda-feira, dia 22 de abril, foi a vez dos atletas na faixa-azul, classe dos adultos, invadirem os tatames em busca do tão sonhado título nacional.
Jefferson Pinheiro, da Nova União, foi o grande campeão do disputadíssimo absoluto, saindo vencedor de quatro combates no peso aberto após conquistar a segunda colocação no peso pesado. O competidor da Nova União São Paulo, filial comandada pelo faixa-preta Marcelo Zotovici, conseguiu o título graças a um Jiu-Jitsu bem lapidado, com pressão e paciência nas horas certas.
Representando a Alliance, Weverton Martins encabeça a lista de resultados dos campeões do Brasileiro. Na disputa final dos galos, ele levou a melhor sobre João Vitor Oliveira, da Vision. Stuart Carmody, com Claudio Calasans no corner, dominou o peso pluma do Brasileiro, superando Ricardo de Paiva Filho (The Brothers BJJ Pernambuco) na última luta da chave. Ao todo, foram seis lutas e duas delas concluídas por finalização.
Moisés Hosken, mais um representante da Alliance no topo, foi mais efetivo que Kellyson Carlos de Lima, da CheckMat. No primeiro título Brasileiro do atleta na divisão dos adultos, foram seis lutas bem-sucedidas na chave do peso pena, com quatro finalizações. Erik Rodrigo Barros (DreamArt) foi o destaque entre os leves, faturando o ouro após vencer Rodrigo Araújo (CheckMat), na final da divisão.
Na disputa dos médios, quem assumiu a primeira colocação no pódio foi Vitor Gabriel Nascimento (Barbosa Jiu-Jitsu). Em entrevista ao VF Comunica, com a medalha dourada no pescoço, o campeão disse que representa o Capão Redondo, em São Paulo, orgulhoso de ser cria de um projeto social idealizado pelo pai. Ramsés Pacheco Dutra (Academia SBA) foi o campeão da categoria meio-pesado, tendo o braço erguido na disputa contra Mateus Cardoso Mendes (DreamArt), que ficou com a segunda colocação.
Na vez do peso pesado, faixa-azul, adulto, a luta final ficou por conta de João Paulo do Nascimento (DreamArt) e Jefferson Pinheiro (Nova União). O ouro ficou com João, enquanto Jefferson levou a prata da categoria. No absoluto, o representante da Nova União assumiu o topo.
Nas divisões mais pesadas, Renan Martins (DreamArt) e Yan Goulart (Alliance), que chegou no campeonato acompanhado do coach Mário Reis e carregando a experiência no Judô, foram os grandes campeões, dominando as divisões super-pesado e pesadíssimo, respectivamente.