em

Jansen Gomes abre o jogo sobre oportunidades após vencer o Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF

Atual campeão peso médio, faixa-preta da Checkmat revela planos para carreira e conta porque mudou de categoria

No Mundial de 2024, Jansen Gomes terá oportunidade de faturar mais um título, em outra divisão de peso.
No Mundial de 2024, Jansen Gomes terá oportunidade de faturar mais um título, em outra divisão de peso. Foto: IBJJF

O nome de Jansen Gomes foi múltiplas vezes reproduzido nessa mesma época na comunidade do Jiu-Jitsu, mas na temporada passada, por ocasião da conquista do faixa-preta da Checkmat no Campeonato Mundial da IBJJF. Na final da divisão dos médios, ele venceu Tainan Dalpra, o grande favorito representante da AOJ.

Em entrevista ao VF Comunica, disponível no canal do YouTube, o atual campeão mundial entre os médios disse que o triunfo na pirâmide em Long Beach fez com que a vida desse uma guinada depois do surgimento de diversas oportunidades. Quando um atleta passa a ostentar um título de campeão mundial, sua jornada ganha um alcance muito maior, despertando mais a curiosidade dos admiradores.

“As pessoas passam a te ver de outra forma: ‘caramba, ele é campeão mundial’. Oportunidades de luta, dar seminário, a questão financeira, querendo ou não, começa a melhorar. Questão de patrocínio, dos campeonatos também. Não é instantâneo, de um dia para o outro, assim que acaba de ganhar, mas quando vai passando os meses começa a mudar.”, contou Jansen, hoje conduzindo uma vida financeiramente mais confortável.

No meio-pesado, Jansen vai colidir com atletas como Isaque Bahiense e Gustavo Batista

Para o Mundial da IBJJF de 2024, houve especulação sobre o destino de Jansen Gomes: ele permaneceria no médio ou tentaria o título em outra divisão? Na entrevista, o campeão Mundial falou sobre particularidades que envolvem mudanças de categoria e ressaltou que, desta vez, com o aval dos técnicos, vai lutar na divisão com a qual se sente mais confortável. Agora, é no meio-pesado que ele vai competir, ao lado de nomes como Isaque Bahiense, Gustavo ‘Braguinha’ Batista, um antigo rival, Manuel Ribamar e Ronaldo Junior.

“Falei com o Ricardinho (Vieira), falei com o Leozinho (Vieira), aí eles falaram para eu lutar na categoria que me sentia bem. Ano passado já foi o maior sacrifício, eu vou subir, vou lutar no meio-pesado. O Leandro Lo também lutou em várias categorias. Eu queria começar no médio, senão já ia começar muito em cima, de leve não dava, não tem como. Eu sumo, fico magrinho. Ele é uma inspiração total, o cara levinho lutava absoluto, lutava em categorias diferentes. Agora que eu consegui ganhar no médio, ganhei do Tainan, quem eu ganhei no médio que corra atrás.”, comentou Jansen.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Jovem revalação da TMD House quer topo da divisão do Mundial

Luciano Bernert é um craque dos estrangulamentos. Foto: BJJ Pix

Luciano Bernert vence no Floripa Fall Open e vê equipe faturar troféu