em

Itallo Vilardo: “Treino dura, luta fácil” é o maior mito acerca do treinamento de atletas de Jiu-Jitsu

Método de treino desenvolvido exclusivamente para lutadores de Jiu-Jitsu segue resultando em performances campeãs

Itallo Vilardo e Caio Almeida, líder da Almeida JJ, uma parceria de sucesso.

Preparador físico conhecido pelo desenvolvimento de um programa de preparação voltado o Jiu-Jitsu, Itallo Vilardo conquistou, ao longo de um tempo repleto de bons resultados, uma reputação que o coloca entre os melhores profissionais do nicho. Itallo Vilardo começou no Judô, ainda criança, arte marcial cujo ensino é baseado em metodologias bem disciplinadas. Com o Jiu-Jitsu, à medida que as aulas começaram a se expandir pelo Brasil, a realidade foi (e ainda é) um pouco diferente.

“Destaco dois grandes problemas: o primeiro é pensarmos sempre em quantidade em vez de qualidade, não é quanto mais você treina, mas sim o quanto melhor é o seu treino. Outro fator é que muitos professores são reprodutores de treinos, fazem com os seus atletas o que eles fizeram quando eram atletas. Não dá para treinar sem periodização, sem ter uma organização de valências físicas, calendário competitivo. Muitas equipes fariam muito mais campeões do que já fazem se organizassem melhor os treinamentos.”, explica em entrevista cedida à equipe do VF Comunica.

Itallo Vilardo é faixa-preta 4º grau de Jiu-Jitsu. Na fase do Judô, treinou no Flamengo e foi aluno de Megaton Dias. Foi assistindo a performance de Royce Gracie, na primeira edição do UFC, que Itallo, afastado das atividades de luta, decidiu retomar os treinos, mas dessa vez tendo o Jiu-Jitsu como carro-chefe.

“Eu sempre tive muitas lesões e isso foi me afastando um pouco das competições. Eu vi que poderia estar nesse meio ainda, mas através dos atletas. Comecei como estagiário na preparação física de atletas de Judô, entre 2007 e 2008. Em 2009 eu comecei com os meus primeiros atletas de Jiu Jitsu: Felipe Costa, Igor Silva e Raphael Abi-Rihan, eles treinam comigo até hoje.”, comenta.

Treino organizado e personalizado, baseado nas necessidades da luta, é o pilar de Itallo Vilardo

Quem já acompanhou o trabalho de Itallo como preparador físico, nas redes sociais ou por experiência própria, percebe de imediato que a metodologia é diferenciada. Na sala de musculação, por exemplo, é normal ver atletas preparados por Itallo reproduzindo movimentos típicos de uma situação de luta, mas com fortalecimento físico envolvido.

“O grande segredo de tudo é a periodização, saber organizar as valências físicas e os exercícios, além de entender como funciona a luta, o treino de luta, a competição. Faz total diferença. Eu consigo inserir movimentos funcionais no meio disso tudo. Tudo sempre baseado nas leis do treinamento desportivo, que servem como guia para o treinamento. A preparação física para os lutadores sempre deve ser encarada como mecanismo auxiliar do treinamento, nunca como parte principal. O treino físico não pode prejudicar o treino de luta.”, explica, dando devida importância à cada parte do treinamento.

Com conhecimento vasto no treinamento de lutadores, Itallo Vilardo é faixa-preta de Jiu-Jitsu desde 2006.

O resultado positivo, consequência da performance de um atleta treinado por ele, fala mais alto que qualquer explicação. É a prática que reproduz uma teoria fundamentada com excelência e muito estudo. “Na IBJJF já conquistei todos os títulos. Somando os mundiais da IBJJF e UAEJJF, o número total atinge a marca de 90 títulos. O único que ainda não conquistei, mas sei que está perto, é o do UFC.”, conclui.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

AJP Brasil fecha acordo de patrocínio com a empresa Mormaii

AJP Brasil de Jiu-Jitsu fecha parceria com a Mormaii para o Sul-Americano

Dante Leon sobre Diego “Pato”: “Se ele perder essa luta não é como se algo fosse mudar”