Itallo Vilardo, autoridade na preparação física de atletas profissionais de Jiu-Jitsu e MMA, fala sobre dois temas que rendem polêmicas no círculo de conversas entre competidores de luta: atividades físicas em jejum e treinamentos que não utilizam metodologias bem fundamentadas em estudos de fisiologia do exercício.
De acordo com o preparador físico, treinar com a barriga vazia se torna um problema já que o corpo, para funcionar a contento na academia, requer combustível em forma de alimento. Segundo Itallo, é até possível incluir jejum em uma preparação, mas sempre “de acordo com a periodização do treinamento e da alimentação.”. É preciso ter cuidado para não confundir as necessidades de cada caso.
Itallo recomenda atenção na eficiência de treino dividido com amigos
Um outro assunto comentado por Itallo, no quesito motivação, diz respeito ao impulsionamento humano que acontece com a ajuda daquele amigo sempre disponível para auxiliar no treino. Esse é um apoio muito bem-vindo, mas também é preciso ter atenção para saber identificar se a ajuda realmente faz diferença, positivamente, no processo de treinamento.
“A gente está cada vez mais no Jiu-Jitsu de alto rendimento. De detalhes mínimos fazendo muito a diferença. Então, tenha sempre alguém qualificado para ajudar a te direcionar para o que você precisa. Muito cuidado com aquele amigo que vai te ajudar, vai te dar uma moral, cheio de treino “Instagramável”, com aquelas coisas mirabolantes que no fundo não tem fisiologia, especificidade, leis do treinamento aplicadas.”, ressaltou Itallo.