Com a vitória no UFC 301 no Rio de Janeiro, neste sábado, Caio Borralho aumentou ainda mais a sequência de resultados positivos no Ultimate e, ao impor o jogo que quis sem dificuldades, o atleta demonstrou, além de domínio técnico, boa preparação física.
Itallo Vilardo, responsável pelo programa de treinamento físico do lutador do UFC, conversou com o VF Comunica sobre o programa de treinamento de Borralho. No UFC 301, ele enfrentou Paul Craig e colocou um ponto final na luta ao vencer o rival por nocaute, aos 2 minutos e 10 segundos do segundo round. Segundo Vilardo, Caio é obediente ao planejamento, aliando os treinos físicos ao cronograma nutricional.
“O maior diferencial do Caio é a integração da equipe toda. O treino físico dele é composto de trabalho de força, como a preparação física deve ser, e de um treino intervalado duas vezes na semana, baseados nos sistemas energéticos daquele período, isso vai estar de acordo com o treino físico também. Organizamos isso tudo e o nutricionista ajusta a alimentação, até porque o treino intervalado, por ser baseado em sistemas energéticos, precisa que a alimentação esteja muito alinhada. Jamais dá para fazer um treino desse em jejum, por exemplo.”, explicou Itallo.
Sem luta agendada, Itallo diz que agora a meta é o fortalecimento do corpo do lutador
Dentro do Ultimate, Caio nunca perdeu uma luta por decisão, o que revela a capacidade do atleta de chegar inteiro no final da disputa, que acabou por tempo, e se manter dominante no decorrer do confronto. Agora, depois da vitória e sem compromisso marcado por enquanto, o objetivo será o fortalecimento do corpo.
“Quando o Caio não está com luta marcada, como por exemplo agora que acabou de sair de uma luta, o objetivo é o fortalecimento geral do corpo, o trabalho preventivo, provavelmente um trabalho de hipertrofia, até para ir gerando lastro nele. Os treinos intervalados passam a ter um objetivo mais aeróbico, com uma intensidade menor e volume menor. Mas sempre direcionados para luta, o treino aeróbico dele é feito 100% no tatame, desenvolvemos ali dentro a valência aeróbica, pois é assim que deve ser, é assim que as leis do treinamento preconizam.”, comentou o preparador físico.
Contundente na Farmasi Arena, na Barra da Tijuca, Caio Borralho entrou no cage depois de um treino duro de manopla, conforme relatou Itallo.
“A organização de tudo reflete diretamente no desempenho dele, chegando próximo à luta vamos aumentando a intensidade e trabalhando outros sistemas energéticos na semana que antecede a luta. O último treino forte do Caio foi um trabalho de manopla, muito intenso, com baterias de 15 segundos de ação e uma recuperação três vezes maior.”, contou Itallo.