Luis Tambaqui tem uma longa e curiosa história no Jiu-Jitsu. Ele começou a treinar aos nove anos ao lado do irmão e campeão mundial Lucas Pinheiro nas competições locais em Manaus. A dupla se destacava nos torneios e eles costumavam se encontrar na final. No entanto, Luis abandonou o Jiu-Jitsu por um tempo e voltou a treinar apenas em 2015, quando estava na faixa-azul. Hoje, aos 27 anos, está focado nas competições e foi condecorado faixa-preta em dezembro do ano passado.
Em entrevista recente ao VF Comunica, Luis Pinheiro contou a importância do irmão Lucas durante sua jornada no Jiu-Jitsu e relembrou seu começo no esporte.
“Minha conexão de irmão com o Lucas sempre foi muito forte. No Jiu-Jitsu, ele é meu pai, além de ser meu irmão mais velho. Nossa mãe nos colocou para treinar Jiu-Jitsu e o Lucas sempre me deixava ganhar as competições nas categorias de base, ainda nos campeonatos em Manaus. Teve uma época que eu parei de treinar e abandonei o Jiu-Jitsu. Foi por influência dele que, em 2015, retornei e nunca mais parei. Por isso, digo que o Lucas é o meu pai no Jiu-Jitsu. Ele também me dá todo suporte com as competições, viagens e conselhos sobre trabalhar duro e viver o processo a cada dia”, recordou o faixa-preta.
Atualmente, Luis Pinheiro mora na Espanha, onde tem competido e observado de perto a evolução do esporte no país. Ele representa a equipe Adamas Jiu-Jitsu, uma das equipes mais respeitadas de Madrid. Luis contou como foi sua chegada à região e confessou que não pretendia morar no país.
“Inicialmente, cheguei à Espanha para fazer um camp para o Grand Slam. No entanto, mudei o percurso da minha vida. Gostei do país, da cultura, das pessoas e, principalmente, como fui recebido pelo o meu atual professor Valdir. Ele abriu as portas para mim e até hoje me dá todo o suporte que preciso”, afirmou “Tambaqui”.
Luis analisou o desenvolvimento do Jiu-Jitsu na região e destacou a contribuição da FIJJD neste processo.
“A FIJJD está no nível de grandes federações internacionais. É referência na estrutura para os atletas e oferece ótimas premiações da faixa-azul à preta no masculino e no feminino. Isso motiva cada vez mais nós, atletas profissionais. Os lutadores de Jiu-Jitsu na Espanha são bastante estudiosos e estão cada vez mais fortes e técnicos. Eles têm conseguido entrar de frente no cenário atual”, apontou o manauara.
Luis Pinheiro terá no próximo mês mais um grande desafio na carreira. Ele estará em ação no Europe BJJ Cup, a ser disputado nos dias 14 e 15 de outubro, em Valência. “Tambaqui” reforçou que brigará pelo ouro no absoluto do torneio da FIJJD.
“Tenho uma rotina de segunda a sábado. Faço Jiu-Jitsu e preparação física e divido meus treinos entre gi, nogi, drill e específicos de posições para serem executadas em campeonatos. Vale destacar que também vou me testar no absoluto no Europe BJJ Cup”, confirmou o faixa-preta.