em

Gutemberg Pereira é convidado para o evento principal do ADCC

Faixa-preta da AOJ vai lutar na divisão acima de 99 kg, categoria que tem Gordon Ryan como campeão, em Las Vegas

Gutemberg já começou a temporada com conquistas importantes no kimono, conseguindo o título do absoluto no Europeu e no Pan, ambos da IBJJF. Foto: @maedabrand

Gutemberg Pereira está confirmado na divisão acima de 99 kg do evento principal do ADCC, que vai acontecer em agosto, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O faixa-preta, que hoje treina na América sob a orientação de Guilherme Mendes, da AOJ, chegou a vencer a seletiva do evento em 2022, garantindo a vaga para a disputa. No entanto, uma lesão o obrigou a abandonar o posto, abrindo o caminho na categoria para Max Gimenis, que ficou com a vaga.

A participação de Gutemberg no torneio, na divisão que tem Gordon Ryan como campeão, foi garantida por convite de Mo Jassim, head-organizer da maior companhia de grappling do mundo. A estreia de Guto no evento principal do ADCC vai coincidir com a presença na chave de atletas como Victor Hugo, Inacio Santos e ‘Big Dan’ Manasoiu, alguns dos nomes que prometem desempenhar excelente campanha na busca do ouro.

No kimono, 2024 começou dourado para Gutemberg

Nesse início de temporada, Gutemberg Pereira vem demonstrando um Jiu-Jitsu mais consciente e perigoso, lapidado com maestria na AOJ, apesar do pouco tempo que se juntou à equipe: em dezembro do ano passado, o faixa-preta anunciou que estava deixando a GFTeam para treinar nos Estados Unidos, na filial dos irmãos Mendes. 

De kimono, em 2024, Gutemberg já conquistou o ouro duplo no Europeu da IBJJF, em Paris, campeão da divisão do peso e do absoluto e, no Pan-Americano, subiu ao topo do pódio mais uma vez, dominando a divisão do peso aberto na competição organizada na Flórida. O anúncio da inclusão do atleta no ADCC, somado à excelente campanha de kimono no início da temporada, inflama as expectativas para a performance de Gutemberg no grappling na T-Mobile Arena.

Em 2022, o competidor, até então da GFTeam, esteve no protagonismo de uma performance 100% finalizadora em uma das seletivas do ADCC. Nas quatro lutas que fez, conseguiu a conclusão de todas por finalização, um saldo que contabilizou três chaves de calcanhar e um katagatame, na disputa final da divisão acima de 99 kg, contra Leonardo Andrade.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Roney Edler prepara camp no Ceará para promover intercâmbio entre alunos do Nordeste e Estados Unidos

Tudo pronto para a quarta edição do Majestic, em Manaus